João Sousa: festejar 29 anos com 1.642 dias no «top» 70 ATP

A pouco mais de dois meses de completar 29 anos, no próximo dia 30 de março, João Sousa tem todas as condições para no dia de aniversário se sentir orgulhoso por nessa data cumprir 1.642 dias como membro do "top" 70 mundial.

Encerrada a campanha em singulares no Open da Austrália, onde perdeu com o n.º 6 mundial, o croata Marin Cilic, o vimaranense tem prevista a subida ao 66.º posto da hierarquia mundial e tudo aponta para que mantenha esse estatuto.

João Sousa ingressou pela primeira vez como membro do "top" 70 mundial a 30 de setembro de 2013, ao subir do 77.º lugar para a 51.ª posição, depois de ter ganho o torneio de Kuala Lumpur, na Malásia.

Foi a primeira vitória de um português em singulares em provas do circuito do ATP World Tour e na sequência dessa proeza inédita o vimaranense projetou o ténis nacional pelos quatro cantos do Mundo.

Hoje, João Sousa é um jogador bastante respeitado no circuito, mantendo um estatuto de referência.

A consolidação do seu lugar na elite mundial deve-se ao seu profissionalismo, ultrapassando sucessivas barreiras, algumas delas impensáveis há alguns anos.

Numa altura em que se fala com tanta ligeireza no sobe e desce de lugares no "ranking" mundial, por vezes é difícil discernir ou ter capacidade de visão para perceber as qualidades do melhor jogador português de sempre.

Não faltarão muito dias para ficar na história do ténis português a passagem dos 5 anos de João Sousa como membro do "top" 70 mundial.

 

Norberto Santos, jornalista do jornal Record

 

Copyright © 2024 - Federação Portuguesa de Ténis

Todos os direitos de reprodução reservados. Nenhuma parte deste site pode ser vendida ou reproduzida por qualquer sistema ou meio (inclui fotografias ou vídeos) sem a autorização por escrito à Federação Portuguesa de Ténis.