Aí está João Domingues


Há dois anos que é assim no Challenger de Braga: os vencedores são portugueses e João Domingues sucedeu no último domingo a Pedro Sousa no historial da competição, que se traduziu num enorme sucesso para a organização.

Quem investiu no torneio, Câmara Municipal de Braga, Clube de Ténis de Braga e Federação Portuguesa de Ténis, ficou com uma certeza: este Challenger é mesmo uma prova talismã para os nossos jogadores.

João Domingues, de 25 anos, que já tinha feito um percurso notável no Millennium Estoril Open ao chegar aos quartos-de-final, depois de passar pela fase de qualificação, manteve o bom ritmo e foi destemido e esclarecido no seu desempenho em Braga, garantindo o segundo título na carreira em Challengers, depois da vitória em Mestre, Itália, em maio de 2017.

A acompanhar esta vitória, João Domingues teve a devida recompensa com a subida ao seu melhor ranking de sempre, o 163º lugar ATP, superando a 166ª posição. Trata-se, sem dúvida, de um passo importante para quem fez um percurso meritório nas últimas semanas, dando indicações precisas que ainda pode subir muitos lugares na hierarquia mundial.

A distância que separa João Domingues para a entrada no top 100 mundial não é nenhuma miragem e o jogador de Oliveira de Azeméis tem atributos técnicos para encurtar essa distância e juntar-se aos seus colegas da Taça Davis nesse estatuto.

Por outro lado, é interessante observar que João Domingues se situa, aos 25 anos, num patamar de forte concorrência, significando isto que entre o 101º e o 163º lugar na lista ATP a faixa de idade dos 23 aos 26 anos é aquela que tem o maior número de jogadores.

Num estudo baseado no ranking desta semana vejamos as idades dos diretos adversários de João Domingues entre o 101º e o 163º lugar ATP:

37 anos: 2 jogadores

36 anos: nenhum

35 anos: 1

34 anos: nenhum

33 anos: 6

32 anos: 2

31 anos: 2

30 anos: 3

29 anos: 5

28 anos: 1

27 anos: 4

26 anos: 6

25 anos: 7

24 anos: 3

23 anos: 8

22 anos: 3

21 anos: 3

20 anos: 3

19 anos: 2

18 anos: 1

Neste particular, os próximos meses serão decisivos para a afirmação de João Domingues, que poderá tornar-se no oitavo português a disputar o quadro principal de um Grand Slam.

 

Norberto Santos, jornalista

 

Copyright © 2024 - Federação Portuguesa de Ténis

Todos os direitos de reprodução reservados. Nenhuma parte deste site pode ser vendida ou reproduzida por qualquer sistema ou meio (inclui fotografias ou vídeos) sem a autorização por escrito à Federação Portuguesa de Ténis.