PATROCINADORES

PARCEIROS

INSTITUIÇÕES OFICIAIS

Ténis de Praia

O ténis de praia é uma modalidade derivada do mundialmente conhecido ténis, que como o nome indica é praticado sobre areia da praia, adoptando grande parte das regras do ténis. É praticado num campo de areia fina, com um mínimo de 16 metros e um máximo de 20 metros de comprimento por um mínimo de 8 metros e um máximo 9 metros de largura, separado a meio por uma rede com um mínimo de 1,70m e um máximo de 1,85m de altura ao solo, ao centro.

A pontuação seguida é idêntica à do ténis e a diferença fundamental, por razões óbvias, é a bola ser sempre jogada pelo ar, sendo falta quando toca a areia. Joga-se com raquetes e bolas de padel, também uma versão adaptada do ténis muito em voga em Espanha e países sul-americanos.

O ténis de praia surgiu em Portugal de forma oficial no ano de 2005, com a realização do I Circuito Nacional de Ténis de Praia, organizado pela Federação Portuguesa de Ténis, com uma categoria única, incluindo pares masculinos, femininos e mistos. Este circuito, na sua primeira edição, composto por 4 torneios Open e o Campeonato Nacional, teve uma adesão significativa de público e de jogadores, muitos dos quais nomes conhecidos do ténis nacional.

Copyright © 2017 - Federação Portuguesa de Ténis

Todos os direitos de reprodução reservados. Nenhuma parte deste site pode ser vendida ou reproduzida por qualquer sistema ou meio (inclui fotografias ou vídeos) sem a autorização por escrito à Federação Portuguesa de Ténis.