Skip to content
Janeiro 31, 2025

Jaime Faria abre eliminatória da Taça Davis no Mónaco

O selecionador Rui Machado colocou as fichas em Jaime Faria e Nuno Borges para os singulares deste sábado, na 1.ª ronda do play-off do Grupo Mundial I da Taça Davis disputado diante do Mónaco, no Monte Carlo Country Club. E foi precisamente no emblemático clube monegasco que se realizou, esta sexta-feira, o sorteio que colocou Jaime Faria, 109.º mundial, a abrir a eliminatória com Valentin Vacherot (201.º), número um da seleção comandada por Guillaume Couillard.

672B5BA3 EE16 42B7 B467 85BFE3324BBD 1 201 a

Nuno Borges (37.º) entrará em ação depois com Benjamim Balleret que, apesar dos 42 anos e de não figurar no ranking, vale pela longa experiência de circuito e de conhecer a terra batida daquele clube como ninguém, pois foi lá que aprendeu a jogar e foi viveu o momento alto da carreira quando derrotou o sueco Jonas Bjorkman, então top-10, para qualificar-se para um torneio ATP pela primeira vez.

“O Nuno e o Jaime vão jogar os singulares por serem os jogadores que entendi que podiam representar melhor Portugal neste momento, atendendo as condições em que vamos jogar. Estão confiantes”, comentou Rui Machado. Apesar da escolha ser natural, tendo em conta serem os portugueses com melhor cotação no ranking, o capitão assume que a escolha não foi fácil.

“É sempre bom quando um capitão tem ‘dor de cabeça’ para fazer a escolha, significa que somos uma equipa com soluções, mas na verdade são estes jogadores que vão jogar amanhã [sábado]”, reforçou o selecionador que conta ainda com Henrique Rocha (161.º de singulares e 265.º de pares), Frederico Ferreira Silva, campeão nacional absoluto que figura em 286.º da hierarquia ATP de singulares.

12 3

Para o par, Nuno Borges e Francisco Cabral, especialista de pares e o mais bem classificado de Portugal na variante (59.º), voltam a unir raquetas depois de terem chegado aos quartos de final do Open da Austrália e de contarem no currículo com o título ATP na terra batida do Estoril Open, sendo que Cabral ainda é detentor do título no ATP 250 de Gstaad, também no pó de tijolo.

Neste sexto confronto entre Portugal e Mónaco, inverte-se a ordem natural do alinhamento, sendo que os capitães podem proceder a alterações. E Rui Machado expressou confiança para o desfecho da eliminatória.

“Penso que estão todos adaptados às condições da terra batida, são as condições que o Mónaco escolheu, mas também são boas para nós. Apesar de termos vindo de piso rápido, toda a gente está a jogar nessa superfície, por isso estamos todos em igualdade de circunstâncias. São condições às quais estamos habituados e que conhecemos bastante bem, incluindo as bolas. Espera que se jogue bom ténis e que voltemos para Portugal com uma vitória”, rematou.

Os encontro da Seleção Nacional têm início às 11.00 horas locais (mais uma hora do que em Portugal Continental) e têm transmissão televisiva na SportTV.

(Fotos: Manuel Vitali/Direction de la Communication)

Partilhar

Notícias

Figueira Ladies Open arranca com sete lusas no ‘qualifying’

A terceira edição consecutiva do Figueira da Foz Ladies Open como ITF W100 começa, este

Tiago Pereira perde mas vai estrear-se no top-300

A jogar a primeira semifinal de um ATP Challenger, Tiago Pereira deu luta ao chinês

Francisco Rocha e Tiago Silva vice-campeões de pares

Francisco Rocha e Tiago Silva deixam o ITF M25 de Castelo Branco como vice-campeões de

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais