COMUNICADO (13/março/2020) - COVID 19

No seguimento do comunicado da International Tennis Federation (ITF)   e Tennis Europe (TE) e atendendo à situação epidemiológica do novo Corona vírus – COVID 19, decidiu a Direção da Federação Portuguesa de Ténis suspender a realização de todas as provas inscritas no Calendário Oficial de Provas até 31 de Março de 2020, com efeitos ao dia de hoje.

Assim, todas as provas que estão em curso deverão terminar no dia de hoje e todas as outras devem ficar suspensas de imediato.

A Direção da FPT acompanhará de perto a situação e as atualizações da Direção Geral de Saúde e do Governo, pelo que, logo que existam novas informações emitiremos novo comunicado.

A Direção-Geral da Saúde recomenda, ainda, a todas as pessoas que observem medidas de distanciamento social, de higiene das mãos e etiqueta respiratória, em todas as circunstâncias, que incluam aglomerados de pessoas de qualquer dimensão.

Medidas de prevenção diária

- Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;

- Reforçar a lavagem das mãos antes e após as refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas;

- Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;

- Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias.

- Desinfeção várias vezes ao dia da áreas comuns dos clubes, sanitários, balneários, Recepção.

- Não partilhar garrafas de águas

- Não partilhar toalhas de jogo

Regresso de deslocações ao estrangeiro

Não tendo sido decretada pela DGS, até ao presente momento, qualquer restrição a deslocações ao estrangeiro, recomenda-se a devida ponderação relativamente à conveniência dessas deslocações, principalmente para países ou zonas em que a

propagação do vírus se mostra mais ativa, identificados pelas Autoridades de Saúde.

As pessoas que tenham regressado ou que tenham estado em contacto próximo e direto com quem tenha regressado de país ou zona de risco para a infeção pelo COVID-19, identificados pela DGS, devem, nos 14

dias subsequentes, monitorizar o seu estado de saúde, medindo a temperatura corporal duas vezes ao dia, registando os valores e estar atentos a tosse ou a dificuldades respiratórias. Devem ainda evitar cumprimentos sociais com contacto

físico.

Para mais informações consulte o site da Direção-Geral da Saúde através de: https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx