A jogar a primeira semifinal de um ATP Challenger, Tiago Pereira deu luta ao chinês Fajing Sun, 242.º mundial e sexto cabeça de série, antes de ser eliminado no torneio espanhol de Pozoblanco.
Embalado pelo melhor ranking da carreira (320.º), o algarvio, de 21 anos, entrou a ganhar o set inicial e não se amedrontou durante as 2.14 horas de encontro com o qual tentava chegar à primeira final de singulares desta categoria. No entanto, não evitou o desaire com os parciais de 7-5, 4-6 e 3-6.
Pereira assinou seis ases, mas o adversário somou mais pontos nesse capítulo (68% vs. 59% do português que salvou os mesmos seis pontos de break do chinês que, todavia, aproveitou mais uma das oportunidades que teve (quatro). O português foi autor de 29 winners, mas registou 68 erros não forçados, enquanto Sun assinou 27 erros diretos.
Tiago Pereira deverá surgir na 296.ª posição do ranking na próxima segunda-feira, quando a atualização da ATP refletir os 24 lugares que deverá subir com esta presença inédita na carreira nas meias-finais de um ATP Challenger.
Foto: Open Ciudad de Pozoblanco