Skip to content
Junho 19, 2025

Portugal ruma à Austrália nos Play-Offs para os Qualifiers da Billie Jean King Cup

A Seleção Nacional feminina vai jogar os Play-offs da Billie Jean King Cup by Gainbridge com as congéneres Austrália, quinta cabeça de série, e Brasil. O sorteio colocou Portugal no grupo E que será disputado nos hardcourts do Domain Tennis Centre, na cidade australiana de Hobart, entre 14 e 16 de novembro deste ano

Colocada no pote 3, a par da Argentina, Turquia, Dinamarca, Índia, Croácia e Nova Zelândia, equipas que, desde logo, a Seleção Nacional feminina não iria enfrentar, restava o sorteio ditar quais as congéneres dos potes 1 e 2 com as quais se cruzariam as tenistas portuguesas. Sendo que, no primeiro, estavam as cabeças de série do Canadá (1.ª), Polónia (2.ª), Eslováquia (3.ª), Chéquia (4.ª), Austrália (5.ª), Alemanha (6.ª) e Países Baixos (7.ª). Roménia, Suíça, Bélgica, Eslovénia, México, Brasil e Colômbia saíam do pote 2 para compor os sete grupos de três equipas.

Esta será a segunda vez que Portugal vai jogar os Play-offs, 34 anos depois de Sofia Prazeres, Tânia Couto e Joana Pedroso terem chegado à fase final em 1991, quando a mais importante competição feminina por equipas era designada Taça Federação.

No passado mês de abril, Francisca Jorge, Matilde Jorge, Angelina Voloshchuk e Inês Murta, comandadas por Neuza Silva, rescreveram a história em Vilnius, na Lituânia, classificando-se na segunda posição no grupo D, com vitórias sobre a Áustria (2-1) e Letónia (3-0). Depois, no Play-off de promoção, as tenistas portuguesas superaram a Eslovénia (2-0), garantindo assim regresso histórico à ronda de acesso aos Qualifiers.

México recebe Canadá e Dinamarca no grupo A, Polónia será visitada, no grupo B, pela Roménia e Nova Zelândia, enquanto Eslováquia e Suíça rumam à Argentina no grupo C. Croácia é anfitriã do grupo D e vai receber a Chéquia e a Colômbia. No F, Alemanha joga em casa com a Bélgica e Turquia. A Índia é o país organizador do grupo G, no qual figuram Países Baixos e Eslovénia.

Cada um dos Play-offs decorrerá durante três dias num local, com o formato round robin. Cada embate compreende dois encontros de singulares e um par, todos disputados à melhor de três sets com tiebreak. Os sete vencedores avançam para os Qualifiers de 2026 e as demais 14 equipas disputarão, no próximo ano, o Grupo I das respetivas zonas geográficas.

Foto: Alfredas Pliadis

Partilhar

Notícias

Francisco Sardinha e Constança Fernandes campeões nacionais de sub-14

Um dia após ter conquistado o título de pares ao lado do amigo Nuno Graça

Nuno Borges título do ATP 250 de Bastad esta semana

A 21 de julho de 2024, Nuno Borges entrou para a história do ténis nacional,

Henrique Rocha deixa Cabral só em Gstaad

Henrique Rocha, 157.º do ranking mundial, foi afastado na ronda inaugural do qualifying do ATP

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais