Salvador Monteiro, quinto cabeça de série, é o tenista português que se encontra mais avançado no quadro masculino de singulares da Lousada Junior Cup II, torneio ITF júnior que decorre, pela segunda semana consecutiva, na terra batida do Complexo Desportivo de Lousada. O jogador, que treina no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, ganhou o duelo 100% luso com Jorge Vanine (6-2 e 6-0) e está nos oitavos de final.
Todavia, mais portugueses foram felizes nesta competição, mas ainda em partidas de rondas anteriores. Rodrigo Leal suplantou o paquistanês Nadir Mirza, com os parciais de 6-4 e 7-6 (7/2), Rodrigo Duarte despachou o chileno Juan Alfaro (6-0 e 6-2), Gonçalo Quintela superou o japonês Rin Kojima (7-6 e 6-1), Martim Bernardo (na foto) bateu o compatriota português Lourenço Silva e Costa (6-3, 5-7 e 6-2), Vitor Grebentsov surpreendeu o moçambicano Luca Figueiredo (6-3 e 6-0), João Luís Silva derrotou o italiano Mario Meacci (6-4, 4-6 e 6-3) e Rodrigo Cruz bateu o belga Nande Vandepoele (3-6, 6-4 e 6-3).
No quadro feminino, Matilde Novais está na segunda ronda, a par da qualifier Beatriz Angélico, de Madalena Matias e de Francisca Laúndes, campeã nacional de sub-18.