A terceira edição consecutiva do Figueira da Foz Ladies Open como ITF W100 começa, este domingo, no Tennis Club da Figueira da Foz, onde a Federação Portuguesa de Ténis volta a organizar uma das provas mais importantes do ano. Com seis portuguesas já confirmadas no quadro principal de singulares, outras sete procuram, através da fase de qualificação, aumentar a comitiva da casa.
Lena Couto (1400.ª WTA, na foto), Matilde do Canto Parreira (1407.ª), Sofia Pinto, Sana Garakani, Catarina Moreira, Carla Tomai e Francisca Nunes formam a vasta comitiva que entra em ação este domingo, a partir das 10 horas.
Sem encontros nacionais na ronda inaugural, todas terão pela frente cabeças de série: Couto vai medir forças com Alina Korneeva, que depois de mais de um lado a lidar com várias lesões desceu ao 275.º posto, mas chegou a ser 128.ª colocada.
Atualmente com 18 anos, a russa foi a primeira campeã deste torneio como ITF W100 e, um ano depois também triunfou numa prova da mesma dimensão nas Caldas da Rainha, sendo um dos nomes mais sonantes do qualifying.
Parreira terá pela frente a norueguesa Malene Helgo (435.ª), que chegou a ser acompanhada por Maria João Koehler; Pinto iniciará a competição frente à japonesa Eri Shimizu (380.ª); Garakani contra a ex-top 100 Maria Timofeeva, atual 250.ª com um título WTA no currículo, conquistado em Budapeste há dois anos; Moreira discutirá o acesso à ronda final com a australiana Elena Micic (364.ª); e Tomai terá pela frente a chinesa Han Shi (270.ª), top 200 há quatro meses.
A representação portuguesa fica completa com a figueirense Francisca Nunes, estreante em provas internacionais, que a jogar em casa terá como adversária inaugural a russa Ekaterina Ovcharenko (488.ª).
No quadro principal estão já Francisca Jorge (240.ª), Matilde Jorge (257.ª) — ambas com entrada direta à última hora — e as wild card Angelina Voloshchuk (836.ª), recém-chegada de uma campanha notável no WTA 125 do Porto, onde só parou nos quartos de final, Teresa Franco Dias (1385.ª), Amália Suciu (1397.ª) e Ana Filipa Santos, atualmente sem ranking.