João Sousa tornou-se no primeiro tenista português a avançar para os oitavos de final de singulares do Open dos Estados Unidos e de uma prova do Grand Slam.
Frente ao francês Lucas Pouille, 17.º na tabela ATP, João Sousa logrou a vitória em quatro partidas, por 7-6 (5), 4-6, 7-6 (4) e 7-6 (5), depois de três horas e 37 minutos.
No 12.º jogo da última partida do encontro da terceira eliminatória, João Sousa, 68.º mundial, salvou um set point e concretizou o único break point de que dispôs, levando a decisão do encontro para outro tie-break.
A servir, Pouille ainda salvou dois dos três match-points de João Sousa, mas o tenista português conseguiu fechar o encontro a seu favor, fazendo história no ténis português.
O segundo set ficou marcado com o árbitro de cadeira a não aceder a um pedido de João Sousa para recorrer ao olho de falcão. O português desconcentrou-se e o francês venceu a partida.
Na quarta ronda em Flushing Meadows, João Sousa terá pela frente o sérvio Novak Djokovic, sexto cabeça de série, ou o francês Richar Gasquet, 26.º.