Miguel Andrade Sousa e Pedro Maio, adversários na final do Nacional de ténis de praia, na qual o segundo conquistou com Henrique Freitas o 11.º título no campeonato, uniram raquetas no areal do Parque Urbano de Albarquel e são a única dupla lusa no quadro masculino do BT 100 de Setúbal, etapa do circuito mundial com 10 mil dólares de prize-money.
Nesta competição que serve de aquecimento para o Portugal Beach Tennis Open, que tem início em Matosinhos na próxima semana e leva os melhores do mundo, de 11 a 13, ao Sand Series, equivalente ao Grand Slam da variante, Miguel e Pedro formam a dupla sexta cabeça de série. Nos oitavos de final superaram o par formado pelo brasileiro Matheus Silva e o compatriota Daniel Tavares, com os parciais de 6-1 e 6-0. Os canarinhos Lucas Cherione e Augusto Laranja, terceiros pré-designados, são os adversários que se seguem.
No quadro feminino, Portugal está representado em três duplas nos quartos de final. Em parceria com a brasileira Nicole Souza está a lusa Débora Madile que, após superar a dupla norte-americana Juliana Costa/Christina Taylor, com duplo 6-1, vai medir forças com as francesas principais favoritas, Lola Barrau e Maire Bray.
Mais bem cotada de todos os tempos entre os jogadores portugueses de ténis de praia, Marta Magalhães (28.ª) e a arménia Liudmila Nikoian fizeram valer a condição de terceiras favoritas frente à compatriota Marcela Brás e à argentina Maria Mocoroa (6-1 e 6-1).
Victoria Ribeiro e a letã Aleksandra Kovalova, sextas pré-designadas, superaram o par luso-canarinho Bruna Paiva/Bibiana Cunha, com 6-3 e 6-2