Dos jogadores portugueses que competiram nos qualifyings do Sand Series de Matosinhos, nenhum conseguiu chegar aos respetivos quadros principais. Todavia, não foi por falta de luta nas derradeiras rondas, nas quais as cores nacionais estiveram presentes, no caso masculinos, por oito tenistas.
Disso foram exemplo, Pedro Lima e o brasileiro Arthur Aguiar só foram travados pelos espanhóis Alejandro Calvo e Octavio Rodriguez, ao fim de 5-7 e 6-7 (2/7). André Coelho e Hugo Spratley, sextos favoritos, cederam 1-6 e 0-6 aos canarinhos 1-6 e 0-6. Guilherme da Silva e Márcio Soares também sucumbiram ao favoritos dos adversários, tal como Tiago Brito ao lado do espanhol Diego Lopez. Rui Coelho/Daniel Tavares foram os últimos dos moicanos na qualificação do areal de Matosinhos, mas com a mesma sorte.


Enquanto na fase preliminar feminina, nenhuma dupla lusa passou o teste inicial, nos pares mistos a luta voltou a ser renhida. Disputado em short sets, Filipa Soares/Rui Coelho foram afastados pelo par Kamila Kudrjavceva e Pedro Fonza, quartos favoritos, e Sérgio Silva (na foto) fez acreditar ao lado da brasileira Chanalisa Salvi, pois só ao fim de 4-2, 1-4 e 10-12 é que permitiram que os terceiros favoritos celebrassem.
Ainda assim, foi no quadro principal misto, cuja ronda inaugural já ficou decidida esta quinta-feira, já se fez festa portuguesa. Gonçalo Vieira e a espanhola Anely Campos foram os últimos a deixar o court, mas só o fizeram com vitória sobre Sophie Arnuti e o japonês Satoshi Goda, pelos parciais de 5-3, 0-6 e 10-7. No duelo 100% luso, Rita Gomes e Diego Soares levaram a melhor sobre Bibiana Cunha e Pedro Lima (4-2 e 5-3). Ana Sofia Araújo/Hugo Spratley dão rosto à terceira dupla nos oitavos mistos em Matosinhos.
Pode seguir todas as incidências deste campeonato AQUI.
Fotos: Luís Barbosa
Vídeo: Edgar Lemos