Depois da medalha de prata na estreia dos sub-14 portugueses em Europeus de ténis de praia, no escalão sénior há três duplas nacionais nos quartos de final do campeonato que está a decorrer Karteros Beach Sport Center de Heraklion, Grécia.
No quadro masculino, os experientes Henrique Freitas e Pedro Maio travaram luta aguerrida com os neerlandeses Joeri Ertner e Bo Groot Antink para impor a condição de sétimos favoritos com os parciais de 6-7, 6-0 e 15-13 e rumar aos quartos de final. Onze vezes campeões nacionais, Freitas e Maio têm a espinhosa missão de defrontar a dupla italiana formada pelo número um mundial Mattia Spoto e Federico Galeazzi.
Não menos facilitada está a tarefa dos irmãos Martim e Miguel Andrade Sousa. Sextos pré-designados, os açorianos levaram de vencida o duo composto pelos lituanos Andrius Jurga e Emilis Jukna (12.ºs), com duplo 6-3, e vão discutir o acesso às meias-finais com os gauleses Nicolas Gianotti e Mathieu Guegano, segundos na lista dos candidatos ao título europeu.
No quadro femininos, as campeãs nacionais em título, Marta Magalhães e Maria Tavares (na foto) também estão nos quartos de final, depois dos parciais de 6-1 e 6-4 impostos às neerlandesas Joyce Fennis e Farah Mesbahi. Quartas favorita, a dupla lusitana tem duelo agendado com as francesas Camille Corenthy e Maelle Hibon (6.ªs).
Já Débora Madile e Victoria Ribeiro foram travadas, com 3-6 e 1-6, pela dupla de San Marino constituída por Marika Colonna e Ilaria Grandi.
Martim Andrade e Marta Magalhães dão rosto à dupla mista portuguesa nos oitavos de final da variante, depois de aplicarem 4-1 e 4-0 a Rebecca Thomas e Chris Maguire, da Grã-Bretanha, na segunda ronda.
Foto: Pollyana Albuquerque/FPT