Habituada a competir com os compatriotas masculinos nas competições de ténis em cadeira de rodas, por ser a única mulher, Manuela Oliveira ainda não se tinha encontrado com vitórias nos sete torneios internacionais femininos em que participou desde a estreia desde 2023. Todavia essa realidade mudou, esta quinta-feira, no ITFFS Montfermeil, França.
A jogar pela primeira vez no circuito mundial da especialidade fora de portas, a arquiteta de 30 anos, do Ténis Clube de Famalicão, celebrou a primeira vitória com os parciais de 6-3 e 6-4 sobre a britânica Helen Bond.
Manuela Oliveira, 148.ª da hierarquia, agendou, assim, lugar nos quartos de final com a austríaca Christina Pesendorfer, 32.ª do ranking mundial, neste torneio com três mil dólares de prémios monetários.
A tenista portuguesa aliou a raqueta à da suíça Annabelle Ribeaud no quadro de pares, mas o duo constituído pela neerlandesa Donna Broek-Jansen e a belga Luna Gryp não permitiu que Manuela Oliveira saboreasse sucesso também nas duplas e os parciais de 0-6 e 2-6 ditaram o afastamento na ronda inaugural.
Foto: Sara Falcão/FPT