Henrique Freitas e Pedro Maio, decacampeões nacionais, estiveram em evidência esta sexta-feira nos areal de Las Palmas, garantirem vaga nos oitavos de final da Sand Series Gran Canaria Classic, torneio com 75 mil dólares de prize-money e que integra as sete competições de elite do circuito mundial de ténis de praia, entre as quais está integrada o Portugal Beach Tennis Open, etapa que vai decorrer em Matosinhos, de 8 a 13 de julho, e com 100 mil dólares em prémios monetários.
Para já, é no areal daquele arquipélago espanhol que os melhores da modalidade estão em prova e a dupla lusa levou de vencida o duo italiano Andrea Reginato/Andrea Veronesi, com os parciais de 0-6, 6-3 e 15-13. Vindos do qualifying, Freitas e Maio marcaram encontro com Nikita Burmakin e o espanhol Felipe Loch, oitavos cabeças de série.
Igualmente tendo passado pelo crivo da qualificação para chegar ao quadro principal, Martim Andrade não teve a mesma sorte. Ao lado do brasileiro Daniel Canellas, o açoriano cedeu 6-2, 6-7 (4/7) e 5-10 aos espanhóis Alvaro Gonzalez e Saulo Damaso.
Nos pares mistos, disputados em short sets, Manuela Freitas e Henrique Freitas tropeçaram na estónia Adelia Susi e no italiano Lorenzo Pasqualato, com os parciais de 4-2, 4-5 (4) e 12-14.
Miguel Sousa, em parceria com a arménia Liudmila Nikolan, forma a dupla sétima favorita e, como tal, teve bye na ronda inaugural. Na segunda ronda, a dupla luso-arménia ganhou a batalha renhida com os espanhóis Maria Martinez/Iker Mendez, entrando nos quartos de final, com 5-4 (4) 1-4 10-7. Todavia, no frente a frente com o par terceiro pré-designado, Flaminia Daina/Felipe Loch cederam 2-4 e 0-4.