Maria Tavares (de rosa na foto) é a primeira finalista portuguesa do BT50 de Matosinhos. Numa meia-final que já se sabia ter uma vitória das cores lusas, dado haver uma portuguesa em cada uma das duplas, foi a campeã nacional (então ao lado de Marta Magalhães), 62.ª classificada do ranking mundial, a vencer, ao lado da brasileira Beatriz Valério (68.ª), o duelo de acesso à final. Do outro lado da rede, a portuguesa, que integra o par segundo cabeça de série, encontrou a compatriota Victoria Ribeiro e a letã Aleksandra Kovalova, terceiras favoritas.

E com os parciais de 6-3 e 6-1 foi Maria e Beatriz a continuarem na luta pelo título no areal de Matosinhos. Na final entre as principais favoritas vão encontrar a lituana Gabija Druteikaite e a espanhola Daniela Perera, vencedoras do duo Cláudia Pau/Eva Sanchez.
No quadro principal masculino, a participação nacional terminou nos quartos de final. O favoritismo dos italianos Mattia Bazzi e Andrea Veronesi (primeiros pré-designados) prevaleceu sobre o português Miguel Andrade Sousa e o francês Maxence Rolland (7.ºs), com os parciais de 6-1 e 6-0.

Martim Sousa e o brasileiro Daniel Canellas, do Brasil, não conseguiram contrariar a maior experiência dos brasileiros Vinicius Font, antigo número um mundial e primeiro jogador fora de Itália, pátria mãe do ténis de praia, a liderar o ranking, e Diogo Carneiro, que já foi número sete da hierarquia.
Fotos: Luís Barbosa