Marta Magalhães e Martim Andrade Sousa são a única dupla portuguesa no Campeonato da Europa de ténis de praia, a decorrer no Karteros Beach Sport Center de Heraklion, Grécia.
A competir nos pares mistos, os portugueses sétimos cabeças de série superaram, com 4-2 e 4-1, o par da Letónia Kamila Kudrjavceva/Daniils Gaidelis. Os dois tenistas lusos mais bem cotados no ranking mundial da especialidade – Martim é 77.º e Marta 31.ª – vão medir forças com o par francês, constituído por Camille Corenthy e Mathieu Guegano, o companheiro da número um nacional.
Nos pares femininos, as campeãs nacionais Marta Magalhães e Maria Tavares chegaram às meias-finais, mas o estatuto de quartas pré-designadas não chegou para travar as italianas principais candidatas ao título: Veronica Casadei e Nicole Nobile (0-6 e 1-6).
Henrique Freitas e Pedro Maio, 11 vezes campeões nacionais e sétimos cabeças de série, bem como os irmãos Martim e Miguel Andrade Sousa, finalistas do Nacional e sextos pré-designados, despediram-se nos quartos de final do Campeonato da Europa.
Os undedecampeões nacionais cederam ao favoritismo dos italianos Mattia Spoto, número um mundial, e Federico Galeazzi (16.º), que formam a dupla primeira cabeça de série, e cederam 6-4 e 6-2.
Já os irmãos açorianos também não conseguiram contrariar a dupla segunda pré-designada, constituída pelos franceses Nicolas Gianotti e Mathieu Guegano. Os parciais de 0-6 e 3-6 ditaram o fim da representação portuguesa em masculinos.
Foto: Pollyana Albuquerque