Ultimam-se detalhes para receber os top-10 mundiais masculinos e femininos no Sand Series de Matosinhos, tido como o Grand Slam do ténis de praia que, pela primeira vez, se realiza em solo português – de 11 a 13 deste mês -, distribuindo um prize-money total de 104 mil dólares, atendendo que a competição de pares mistos tem dotação monetária à parte. Esta é, todavia, a competição que encerra o Portugal Beach Tennis Open 2025, uma semana de montra do ténis de praia que concilia várias competições para todos os níveis e com entrada livre.
Por isso, é já a partir desta terça-feira que todos estão convidados a ver os melhores portugueses e alguns dos ases no areal de Matosinhos, no BT50, torneio com a chancela da Federação Internacional de Ténis que vai contar com os melhores portugueses e vários top-100 mundiais. Por isso, esta segunda-feira, boa parte dos 21 courts neste recinto eram usados para treino, enquanto se ultimavam os pormenores a erigir as infraestruturas para receber a área VIP, a Kid Zone, o players lounge em género de bivouac marroquino.
Afinal, já se sente competição no ar neste evento que tem na dupla italiana Mattia Bazzi, 31.º mundial, e Andre Veronesi (67.º), a principal cabeça de série. Os rivais diretos são os brasileiros Lucas Cherione e Augusto Laranja, 59.º e 68.º do ranking mundial, respetivamente, que são segundo pré-designados.
Os irmãos Sousa e os respetivos parceiros também integram o elenco de duplas favoritas. Martim, ao lado do brasileiro Daniel Canellas, forma o par quinto cabeça de série e vai tentar conquistar o 12.º troféu internacional da carreira, segundo de 2025, depois de ter vencido o BT50 Boracay, partilhando court com Satoshi Goda. Já Miguel Sousa, 97.º mundial, e o francês Maxence Rolland, com quem tem parceria firmada, conta com sete troféus no currículo, dois de nível BT50, e figura em sétimo na lista de candidatos ao troféu.
O português André Coelho e o italiano Alessandro Calbucci encerram o elenco de cabeças de série (8.º) e Tomas Noro, Miguel Portela, António Martins, Bruno Polónia/Gonçalo Vieira, Daniel Tavares, Rui Coelho/Márcio Soares, Dinis Gomes/Diego Soares, João Cadilhe Santos, Pedro Lima, Pedro Cavalheiro completam a lista dos portugueses.


Liderado pela lituana Gabija Druteikaite e pela espanhola Daniela Perera, 83.ª e 48.ª mundiais, respetivamente, a competição feminina tem na portuguesa Maria Tavares, campeã nacional ao lado de Marta Magalhães, e na parceira brasileira Beatriz Valério, a dupla segunda pré-designada. Victoria Ribeiro e a letã Alekandra Kovalova são as terceiras cabeças de série, enquanto Débora Madile e a brasileira Nicola de Souza, dupla que conquistou no passado fim de semana o BT100 de Setúbal, encerram o elenco das favoritas. O par Ana Câmara/Bruna Paiva e Aurora Carvalho encerram o elenco nacional neste arranque do Portugal Beach Tennis Open.
Pode seguir todas as incidências desta festa do ténis de praia AQUI.