O favoritismo dos terceiros cabeças de série, os brasileiros Daniel Mola e Giovanni Cariani, prevaleceu sobre Martim Andrade (na foto), o único português (67.º do ranking mundial) que, ao lado de Daniel Canellas, do Brasil, jogava os oitavos de final masculinos do Sand Series de Matosinhos.
Este sábado, o número um nacional de ténis de praia e o parceiro canarinho cederam 3-6 e 2-6 e deixaram o quadro principal sem cores nacionais que, todavia, continuam a fazer sonhar no quadro de consolação.
O irmão mais novo do açoriano, Miguel Sousa, e o francês Maxence Rolland garantiram lugar nos quartos de final com 6-1, 4-6 e 10-7 sobre os brasileiros Mário Andrade e Enrico Ceratti. Numa quase reedição do Campeonato Nacional, realizado neste areal há duas semanas, Sousa reencontrou Henrique Freitas e Pedro Maio, dupla que há 11 anos não deixa escapar o título de campeão nacional. Os undecacampeões entraram no quadro B a vencer o duelo 100% luso com Dinis Gomes e Diego Soares (6-4 e 6-0) e voltaram a vencer a maratona com fratricida com 7-6, 3-6 e 10-8.
O primeiro troféu de campeão masculino da edição inaugural de Matosinhos sairá deste quarteto de semifinalistas: Nicolas Gianotti/Mattia Spoto, Andre Baran/Felipe Loch, Giovanni Cariani/Daniel Mola e Diego Bollettinari/Mathieu Guegano.









Fotos: Luís Barbosa e Pollyanna Albuquerque
No quadro principal feminino, Rita Gomes/Carlota Loureiro despediram-se na segunda ronda, após 0-6 e 2-6 diante das italianas Sofia Cimatti e Greta Giusti. Um dia após a celebração da vitória sobre as oitavas favoritas, Maria Tavares e a brasileira Beatriz Valério perderam com Gabija Druteikaite/Daniela Perera (duplo 6-1). Victoria Ribeiro foi a última das resistentes nacionais a despedir-se na segunda ronda, ao lado da letã Aleksandra Kovalova.
Este domingo, quatro duplas – Giulia Gasparri/Ninny Valentini, Veronica Casadei/Ariadna Graell, Patricia Diaz/Rafaella Miiller e Sophia Chow/Vitoria Marchezini – discutem o acesso à final e as vencedoras jogam o título.
E essa é uma garantia que Portugal tem, desde já, na consolação feminino, pois Marta Magalhães e Débora Madile, afastadas na ronda inaugural principal vão estar em lados opostos nas meias-finais do quadro B, com as respetivas parceiras.
Pode seguir todas as incidências deste campeonato AQUI.