Nos Campeonatos Nacionais de ténis de praia não há quem os supere há 11 anos, mas a nível do circuito mundial é o regresso de Henrique Freitas e Pedro Maio aos títulos internacionais e, no BT 50 de Espinho, a dupla ganhou a final 100% portuguesa com os irmãos Martim Sousa e Miguel Sousa, principais candidatos ao título, face aos respetivos 68.º e 87.º lugares ocupam no ranking mundial da especialidade.
Os parciais de 6-1 e 6-3 sobre os açorianos representa o 41.º troféu internacional para Freitas, 133.º da hierarquia na qual figurou em 35.º, 39.º para Maio, atual 88.º e ex-39.º do ranking ITF.
Até chegarem à final, nesta competição com quatro mil dólares de prize-money, os undedecampeões nacionais tiveram bye na ronda inaugural, mas superaram Gonçalo Carvalho/Alvanir Ferreira (duplo 6-0), Marco Silva/Hugo Spratley, pelos mesmos parciais, e Vítor Garcia/Ivan Olichowski (6-3 e 6-3).
As espanholas Maria Seron e Natalia Gomez-Valdivia arrecadaram o título em Espinho, após 6-3 e 6-2 sobre o duo ibérico formado pela compatriota Omaira Farias e a portuguesa Maria Tavares (6-3 e 6-2).
(Foto: Luís Barbosa/FPT)