PNDT - Programa Nacional de Deteção de Talentos

O programa Nacional de Deteção de Talentos (PNDT) pretende identificar e acompanhar os jovens jogadores nacionais, masculinos e femininos, que se evidenciam nas 4 componentes do jogo a partir dos 7 anos de idade. O PNDT observa as capacidades técnicas, táticas, físicas e mentais dos jogadores durante o seu processo de formação. Neste contexto o programa promove duas atividades complementares onde está presente através de coordenadores experientes e especializados que observam e avaliam os comportamentos, características e habilidades dos jogadores. O Circuito SMASHTOUR, a vertente competitiva, na qual os jogadores se destacam pelos seus resultados desportivos. A vertente das JORNADAS nas quais os jogadores se destacam pelas avaliações dos coordenadores nas 4 componentes do jogo.   

O objetivo desta fase do programa é fazer a monitorização da evolução dos jovens jogadores e preparar o processo para as Seleções Nacionais Juvenis.

 

O programa das Jornadas divide-se em 3 fases:

 

Jornada de Deteção - Esta primeira ação do ano destina-se a todos os jovens Sub10 e Sub8, que no entender dos responsáveis técnicos dos respetivos clubes filiados na Associação de Ténis estejam aptos para serem observados pelos Coordenadores do PNDT. Desta fase apuram-se os jogadores que no entender dos coordenadores cumpram com os padrões técnicos exigidos na 1ª fase de controlo.

 

Jornada de Controlo 1 - Esta segunda ação do ano destina-se a todos os jovens Sub10 e Sub8, que no entender dos coordenadores de cada zona estejam aptos para serem observados pelos Coordenadores do PNDT após avaliação na jornada de Deteção. Desta fase apuram-se para a fase Nacional os jogadores que no entender dos coordenadores cumpram com os padrões técnicos, táticos e físicos exigidos na Jornada Nacional. Os restantes jogadores poderão melhorar as suas capacidades a reavaliar na seguinte Jornada de controlo.

Jornada de Controlo 2 – Esta terceira ação do ano destina-se a todos os jogadores convocados para a Jornada de controlo que não se apuraram diretamente para a Jornada Nacional.

Jornada Nacional – Esta última ação do ano destina-se a todos os jogadores apurados das 2 Jornadas de controlo.  

Copyright © 2024 - Federação Portuguesa de Ténis

Todos os direitos de reprodução reservados. Nenhuma parte deste site pode ser vendida ou reproduzida por qualquer sistema ou meio (inclui fotografias ou vídeos) sem a autorização por escrito à Federação Portuguesa de Ténis.