Skip to content
Fevereiro 27, 2025

Quartos com meias certas no Algarve

Frederico Silva, Tiago Pereira (na foto) e Tomás Luís são os portugueses com lugar garantido nos quartos de final do Faro Open, ITF M25 que tem garantia de, pelo menos, uma presença lusa nas meias-finais, dado que Luís e Silva vão estar frente a frente.

Campeão nacional absoluto e da primeira de seis semanas de internacionais e solo algarvio, em Vila Real de Santo António, Frederico Silva (262.º do ranking ATP) voltou a ser protagonista de maratona, mas desta vez com intervalo causado pela chuva a obrigar a pausa no duelo frente ao uzbeque Sergey Fomin (576.º), quando o caldense quarto favorito já liderava o terceiro set por 5-2. Ao fim de seis match points, o tenista treinado no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis selou vitória com 4-6, 6-2 e 6-4.

“Foi um encontro que teve um bocadinho de tudo, mas acima de tudo estou muito contente por ter superado mais uma partida difícil. Entrei muito mal, mas fui subindo o nível e antes da paragem por causa da chuva já estava a jogar a um bom nível e a sentir que o encontro estava claramente para o meu lado”, analisou Frederico Silva.

À sua espera estava o compatriota Tomás Luís (1343.º), de 22 anos, que levara a melhor sobre o austríaco Sandro Kopp (331.º e sexto designado) com 6-4 e 6-1. Desta forma, o algarvio chegou pela segunda vez aos quartos de final de um ITF, primeira todavia num M25 e em Faro, num clube que representa intramuros.

“Foi um encontro em que estive muito competente do início ao fim e joguei a um nível muito alto. Reparei que ele não estava tão confortável quando eu controlava o ponto de direita e, sobretudo, quando eu estava contra o vento. Não me lembro de falhar uma bola nessas circunstâncias e percebi que ele estava a ficar impaciente, por isso fui ajustando o plano de jogo”, reconheceu o jogador de Tavira, animado com a perspetiva de encontrar Kiko “para que um português possa seguir em frente”.

Tiago Pereira (503.º) suplantou o croata Mili Poljicak (297.º), também com 20 anos e ex-campeão júnior de Wimbledon, pelos parciais de 3-6, 7-6 (7/5) e 6-4. Segue-se o wild card Tomas Curras Abasolo (915.º), responsável pelo afastamento do polaco Maks Kasnikowski (224.º), principal favorito.

Campeão em 2024 nos pares farenses, o algarvio chegou, porém, pela primeira vez a tal fase no torneio caseiro em singulares. Nas duplas, Pereira já se despediu, estando o setubalense Diogo Marques sozinho nos quartos da variante ao lado do espanhol Rafael Izquierdo Luque. O duo luso-hispânico derrotou o brasileiro João Eduardo Schiessl e o colombiano Adres Urrea (1-6, 6-2 e 10-5).

Partilhar

Notícias

Sofia Prazeres nos quartos de final de singulares (+50) do Mundial

“Ser campeã do Mundo é mais difícil do que ser número um mundial”. A frase

Tiago Pereira e Frederico Silva afastados em Todi

Tiago Pereira (288.º mundial) não entrou com o pé direito no ATP Challenger de Todi,

Duplas com vista para os quartos

Um dia depois de ter chegado aos quartos de final de pares mistos, mesmo com

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais