Skip to content

O que é o CDN?

O Centro de Desenvolvimento Nacional é um projeto de desenvolvimento que envolve várias áreas de ação nos quatro pólos existentes em Portugal Continental: Algarve, Lisboa, Centro e Porto. Nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores, a coordenação nacional dos CDN colabora ativamente com os projetos específicos de cada uma das regiões.

Este projeto é mais do que um programa de desenvolvimento de jogadores que junta os jovens talentos de cada zona (sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18) para treinarem em conjunto, fomentando desta forma a competição saudável entre todos. O CDN tem o propósito de ajudar a desenvolver competências e apoiar programas nas diferentes áreas de atuação dos clubes.

Como funciona?

  • Cada grupo de trabalho é formado por 4 a 6 jovens de cada um dos géneros.
  • Os horários de treino são compatíveis, dentro do possível, com o horário escolar dos atletas.
  • Os treinos são constituídos por uma base de ténis e uma base de trabalho físico.
  • A presença dos treinadores de cada atleta nos trabalhos do CDN é considerada uma mais-valia para o processo de desenvolvimento de cada atleta.
  • A integração do atleta no projeto não deverá alterar as condições com o seu clube.
  • Os atletas, cuja residência se encontra a mais de 30km do local dos treinos, contam com uma ajuda financeira no valor de 20 cêntimos por quilómetro percorrido (trajeto ida e volta).
  • São programadas de forma regular ações de desenvolvimento, não só para treinadores e clubes dos atletas selecionados, como também para todos os clubes e treinadores da zona.

Regiões Autónomas:

  • Tanto nos Açores como na Madeira, apesar de não existir uma estrutura fixa de trabalho, o coordenador dos CDN colabora ativamente com os projetos específicos de cada uma das regiões.
CALENDÁRIO 2024/2025
Início da atividade
23 de Setembro
1.ª Interrupção
23 a 29 de Dezembro 2024
2.ª Interrupção
14 a 20 de Abril 2025
Término da atividade
22 de Agosto 2025

Notícias

Os melhores dos melhores reunidos no Masters Veteranos FPT/Renault

Seis dezenas de tenistas masculinos e femininos distribuídos por oito escalões. Assim vai ser o

Inês Murta perde batalha de três horas em Monastir

Uma semana após chegar aos quartos de final do W15 de Monastir, vinda da qualificação,

Henrique Rocha soma e segue em Tenerife

Dias depois de ter dado a Portugal o valioso ponto da vitória na eliminatória da

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais