Apesar de não ter grande tarimba no pó de tijolo – aliás, a única final do circuito challenger na superifície aconteceu na terra batida verde em Tallahassee, nos Estados Unidos -, Mitchell Krueger foi o primeiro jogador a garantir final no Oeiras Open 5, ATP Challenger 100 promovido pela Federação Portuguesa de Ténis no Complexo de Ténis do Jamor.
Em velozes 74 minutos, norte-americano, 151.º do ranking mundial, despachou o libanês Hady Habib (159.º) com os parciais de 6-4 e 6-2. Superior ao nível do serviço, não obstante ter registado apenas mais um ás (cinco) do que o adversário, Mitchell converteu os quatro breakpoints de que dispôs e apenas permitiu que o adversário lhe quebrasse o serviço numa ocasião.

Após um primeiro set de sentido único até ao 4-0, o jogador de 31 anos que busca a estreia no top-100 mundial viu Habib encetar uma tentativa de recuperação, mas não vacilou e o segundo parcial foi quase como uma fotocópia do anterior, mas sem espaço para o libanês retorquir.
Mitchell já fora protagonista de uma das surpresas do torneio ao despachar o brasileiro Thiago Monteiro (106.º), que era o principal candidato ao triunfo, na ronda inaugural. Krueger vai discutir a nona final de nível challenger da carreira, a primeira desde maio de 2024, então nos hardcourts de Little Rock, EUA, e o sexto troféu deste circuito secundário.
Ainda não sabe quem será o adversário, mas o desejo de que a batalha entre o chileno Cristian Garin e o argentino Roman Burruchaga fosse longa está a ser concedido.
Fotos: Beatriz Ruivo/FPT
Vídeo: Rui Correia/FPT