Rodrigo Leal (na foto), Gonçalo Castro e Salvador Monteiro são os únicos resistentes portugueses a chegarem aos quartos de final de singulares da Lousada Junior Cup II, mas também há representação nacional nos pares deste torneio júnior do calendário da Federação Internacional de Ténis.
Leal suplantou o francês Lenny Couturier, campeão do Lousada Junior Cup I que terminou no passado domingo, com os parciais de 6-1 e 7-5. Castro derrotou o israelita Snir Morag (6-4 e 6-0) e Salvador Monteiro desembaraçou-se do chinês Hongjin Qi, por 6-0, 5-7 e 6-1.
Nos pares masculinos, mantêm-se vivas as esperanças de uma final 100% portuguesa, pois Rodrigo Leal/Salvador Monteiro, que formam dupla sexta cabeça de série, e Diogo Serafim e Lourenço Silva e Costa estão em semifinais opostas.
A presença portuguesa no feminina está apenas nas cordas da raqueta de Lena Couto e no quadro de pares, no qual tem parceria firmada com a bósnia Hena Cehajic com lugar nas meias-finais. Na prova de singulares, Francisca Laundes cedeu 1-6 e 3-6 à chinesa Zhang-Qiang Wei, primeira cabeça-de-série, e Matilde Novais caiu diante da polaca Nadia Affelf, segunda favorita, com 3-6, 6-4 e 2-6, ambas nos oitavos de final.