Semanas após ter-se sagrado campeão nacional de sub-14, Francisco Sardinha (na foto) garantiu lugar nos oitavos de final de singulares do Campeonato da Europa do escalão a decorrer em Most, na Chéquia.
O tenista do CT Paço do Lumiar, 15.º cabeça de série, levou a melhor sobre o ucraniano Yehor Romaniuta (37.º), protagonizando uma reviravolta. Depois de ter entrado a perder, o português, que figura na 16.ª posição do ranking da Tennis Europeu, venceu com os parciais de 2-6, 6-4 e 6-2. Sardinha vai discutir um lugar nos quartos de final com o eslovaco Max Lorincik, quinto da hierarquia do escalão.

João de Deus, vice-campeão nacional no campeonato realizado no Clube Ténis de Setúbal, não teve igual sorte e despediu-se na segunda ronda frente ao italiano Emanuele Pilotto (38.º), com os parciais de 3-6 e 4-6.
Sardinha e Deus continuam em prova no quadro de pares, no qual têm encontro da segunda ronda agendado com os romenos Teodor Gavril-Parfene e Calin Mihai Munteanu.
Para Noa Freitas e Francisca Marote chegou ao fim as participações nos quadros principais após o desaire nos pares. A dupla lusa cedeu 3-6 e 1-6 às dinamarquesas Emilia Henningsen e Emilia Thygesen. Marote, contudo, joga esta quinta-feira no quadro de consolação.
Foto: FPT/Álvaro Isidoro