Henrique Rocha voltou a vencer no Complexo Desportivo do Monte Aventino e apurou-se, pela primeira vez, para os quartos de final do Eupago Porto Open, o ATP Challenger 100 que a Associação de Ténis do Porto organiza até domingo com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis. Nos pares, Tiago Pereira, Diogo Marques e Pedro Araújo seguiram en frente na Invicta.
Novamente com o court central bem composto apesar das temperaturas superiores aos 30 graus, Henrique Rocha (176.º) desenvencilhou-se do costa-marfinense Eliakim Coulibaly (286.º) com os parciais de 7-6 (8/6) e 6-4 num embate de duas horas exatas em que foi fundamental anular um setpoint no tie-break do primeiro parcial.
Se nas duas participações anteriores ficou sempre pela segunda ronda, à terceira o portuense conseguiu inscrever o nome nos quartos de final e quase três horas depois ficou a saber que terá como adversário o finalista de 2024, Alejandro Moro Canas.

Nos pares, os três portugueses que foram a jogo acabaram a sorrir e celebraram a passagem aos quartos de final.
Primeiro, Pedro Araújo e Diogo Marques estrearam-se a celebrar lado a lado a nível Challenger ao superarem Eliakim Coulibaly e Hugo Grenier por 7-5 e 7-5. Depois, Tiago Pereira foi feliz ao lado do norueguês Johannes Ingildsen, com quem venceu o polaco Piotr Matuszewski e o australiano Matthew Christopher Romios, quartos cabeças de série, por 7-5, 6-7 (1/7) e 10-5.
Para Araújo e Marques seguem-se os neerlandeses David Pel (38.º ATP) e Jean-Julien Rojer (93.º), ex-número três mundial, responsáveis pela eliminação de Vasco Prata e Tiago Pinto na véspera. Pereira e Ingildsen discutirão a presença nas meias-finais com o norte-americano George Goldhoff e Ray Ho (Taiwan).
Fotos: João Mendes/Eupago Porto Open