Rodrigo Leal entrou para a história do Internacional Junior Leiria como o 10.º título de singulares para Portugal em 30 edições do torneio, integrado no circuito júnior da Federação Internacional de Ténis.
O júnior, de 17 anos, justificou o favoritismo de principal cabeça de série e não perdeu qualquer set no torneio. Na final de singulares derrotou o espanhol Max Villar, quinto pré-designado, de 16, por 6-4 e 6-3. Foi o segundo título ITF de sub-18 de Leal, após o J30 de Vilamoura, em 2024. Este J60 de Leiria ostenta uma categoria superior e realizou-se em terra batida. Foi o culminar de uma fase extremamente positiva de Rodrigo Leal, que nas semanas anteriores tinha feito duas finais seguidas na Grécia.
O espanhol Max Villar e o ucraniano Yurii Hoida conquistaram o troféu de pares, vencendo Rodrigo Leal associado ao francês Thomas Piot, por 6-3 e 6-4.
No torneio feminino, a melhor portuguesa foi Maria Carneiro, de 16 anos, que chegou às meias-finais. A campeã regional de sub-16 jogava o segundo torneio ITF de sub-18.
«É o meu título mais importante, o que me dá mais pontos, apesar de ter feito meias-finais em Lousada, num J100, um grande torneio», disse Rodrigo Leal, que já pensa no imediato: «Agora vamos para o Porto (a João Valentim Cup, outro J60, no CT Porto) e vamos ver o que sai daqui. Também quero começar a preparar o Campeonato Nacional (sub-18), porque estes ITF são muito importantes, mas o Campeonato Nacional também o é e há que ter isso em mente».
Foto: Miguel Ferraz