Skip to content
Agosto 8, 2025

Mundial individual com 27 portugueses na corrida às medalhas (vídeo)

Há um ano, no court central do Jamor, Portugal celebrou a conquista de quatro medalhas – duas de ouro e outras tantas de bronze – no Campeonato do Mundo individual dos escalões +30 +35 e +40. Este ano, a Federação Portuguesa de Ténis volta a proporcionar duas semanas de competição ao mais alto nível aos masters, desta feita os do escalão +50 e +55. Concluída a representação por equipas – cujos resultados pode conferir AQUI -, este sábado tem início o Mundial individual, com 27 portugueses entre os entre os 354 tenistas nas dez competições em disputa, entre singulares, pares e duplas mistas em ambas as faixas etárias.

No quadro de singulares femininos, Sofia Prazeres, atual número dois mundial de +50, não escondeu a vontade de ser campeã em casa. Quarta cabeça de série, a recordista de nove títulos consecutivos no Nacional absoluto, ficou isenta da ronda inaugural e vai medir forças com a argentina Daniela Fernandez. Nos pares, Prazeres vai aliar raquetas com Lourenço Santos Lima com quem conquistou os títulos no MT 1000 de Bournemouth, em maio, e os de MT1000 em Manavgat, Turquia, em março.

Cerimonia Abertura 077 1
Fotos: FPTÁlvaro Isidoro e FPT/Beatriz Ruivo

Susana Marques, que foi companheira da portuense na Maria Esther Bueno Cup esta semana, não escapou à ronda 64 do singulares, na qual terá por adversária Nievez San Jimenez.

Nos pares femininos do mesmo escalão, Marques alinha com a alemã Tanja Luebben e Dominika Gorecka é segunda cabeça de série ao lado da eslovena Barbara Mulej, antiga profissional que foi 111.ª mundial em 1991.

A aproveitar todas as oportunidades de disputar um Mundial em casa, Susana Marques também está em prova nos pares mistos, desta feita com João Garcia por parceiro, sendo um dos portugueses a competir em todas as frentes, pois ainda joga singulares e pares masculinos com Carlos Neves. Nos mistos do meio século estão ainda inscritos Pedro Vitorino (joga com a alemã Mariola Joschko), Gorecka e Luís Sousa Pinto, oitavos favoritos que tiveram bye na ronda inaugural.

Rodados do nono lugar no Mundial de equipas, Henrique Assis (29.º cabeça de série), Lourenço Santos Lima (20.º) e Luís Sousa Pinto (19.º) têm a companhia dos compatriotas Gonçalo Almeida, Pedro Vitorino, Gonçalo Santos Andrade, Francisco Leitão, José Rodrigues e Thierry Lucas nos singulares masculinos M50.

Nos pares do escalão, são seis os portugueses a competirem em duas duplas: Assis, Vitorino, Rodrigues, Santos Andrade, Garcia e Neves.

A completar a quinzena no Mundial nos singulares masculinos dos +55 estão Vasco Graça e Nuno Delfino. A eles juntam-se Paulo Travassos, campeão mundial de pares mistos +55 em 2022, este ano a jogar ainda pares masculinos com o capitão da seleção da Austria Cup e fazer dupla mista com Luísa Gouveia, Carlos Santos, João Garcia, João Macedo, Carlos Neves e João Carlos Parreira.

Vice-campeão mundial em 2024, com o brasileiro Marcelo Maciel, Delfino vai alinhar no par o espanhol Miguel Lamolla e já passou à segunda ronda sem jogar, pois teve bye. Carlos Santos e João Carlos Parreira pincelam duas duplas com as cores nacionais.

No quadro feminino, a Paula Falcão, capitã da Seleção na Maureen Connolly Cup, da qual fizeram parte Silke Buss e Deolinda Duarte, também inscritas nos singulares, juntaram-se Paula Zoio e Vera Pyrrait.

Deolinda Duarte/Paula Falcão e Vera Pyrrait/Paula Zoio são as duplas lusas nos +55, escalão que, nos pares mistos tem sete pares com portugueses.

Pode consultar todos os quadros e resultados do Mundial individual AQUI e reviver um pouco do que foi a primeira semana deste Campeonato!

Vídeo: FPT/Rui Correia

Partilhar

Notícias

Cinco duplas mistas em prova no Mundial Individual (vídeo)

Pela hora de almoço, a voz do supervisor de court ia dando os nomes dos

Mundial individual entre veteranos estreantes e experientes

A festa do Campeonato do Mundo Individual começou, este sábado, nos courts de terra batida

Parabéns aos campeões do Mundo! (vídeo)

Com o emblemático central do Jamor como pano de fundo, os campeões e restantes medalhados

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais