Skip to content
Agosto 9, 2025

Mundial individual entre veteranos estreantes e experientes

A festa do Campeonato do Mundo Individual começou, este sábado, nos courts de terra batida do Jamor com os primeiros encontros de singulares masculinos e de pares mistos dos escalões de +50 e +55 desta competição promovida pela Federação Portuguesa de Ténis e que sucede o Mundial por equipas realizado na passada semana.

O estreante João Garcia foi o primeiro a sair do court vitorioso. Na estreia em Mundiais, o tenista do Clube Nacional de Ginástica superou o norte-americano Mark Taylor no campo 1 com os parciais de 6-2 e 6-3. Também nos +55 anos, Paulo Travassos é, ao invés de Garcia, um dos experientes portugueses neste Mundial. Embora costume jogar no escalão +60, o tenista da Beloura Tennis Academy, que totaliza 12 títulos nacionais de veteranos e foi semifinalista no Mundial individual de 2023, saiu do central vitorioso com 6-3 e 6-2 sobre Gonzalo Perez. Voltou ainda ao court para somar o segundo triunfo da jornada, neste caso, ao lado de Luísa Gouveia nos pares mistos.

Sortes distintas, entre os +55, tiveram os demais portugueses que entraram em ação. Carlos Santos foi afastado pelo francês 32.º cabeça de série, Eric Barrat, a quem cedeu 2-6 e 0-6. Frente ao favoritismo do germânico Roman Groteloth (11.º pré-designado), a preparação específica de Carlos Neves para este campeonato, com treinos extra em Espinho e Luso, não chegou para evitar o 0-6 e 1-6. João Carlos Parreira também se despediu do quadro de singulares, ao ser afastado pelo italiano Alessandro Fornaro, 29.º cabeça de série, com os parciais de 0-6 e 2-6. João Macedo despediu-se com 0-6 e 1-6 frente ao espanhol Jose Robles Orejon.

Nos +50, Pedro Vitorino, do Carcavelos Ténis, foi o único dos portugueses a saborear a vitória através dos parciais de 6-3 e 6-2 diante do alemão Marcus Fillbrandt. O português Thierry Lucas protagonizou a batalha mais árdua, mas foi o germânico Alexander Weber quem celebrou com os parciais de 6-3, 6-7 e 6-1. O mesmo destino teve Francisco Leitão, que cedeu 1-6 e 4-6 ao brasileiro Felipe Vogel, e Gonçalo Andrade que foi eliminado pelo espanhol David Sanchez (3-6 e 2-6).

Pode consultar todos os quadros e resultados do Mundial individual AQUI.

 

Fotos: FPT/Álvaro Isidoro e FPT/Beatriz Ruivo

Partilhar

Notícias

Duplas com vista para os quartos

Um dia depois de ter chegado aos quartos de final de pares mistos, mesmo com

Nem cansaço trava Sofia Prazeres (vídeo)

Sofia Prazeres é a única portuguesa em prova nos quadros de singulares femininos do Campeonato

Vasco Graça e trio luso dos +50 dão cartas nos singulares do Mundial

Vasco Graça é o único português em prova no quadro principal de singulares de +55,

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais