Skip to content
Agosto 10, 2025

Sofia Prazeres e Lourenço Lima dão alegria nos pares

De punho em riste com sorriso rasgado, ainda com a bandana em torno da cabeça que se tornou imagem de marca desde os tempos em que conquistou nove títulos nacionais absolutos consecutivos, Sofia Prazeres passou pelo emblemático central do Jamor, sorriu e deu dois dedos de conversa com Rita Freitas, campeã mundial há um ano naquele palco nos +35 anos, em jeito de festejo. Afinal, acabara de sair do court 1 com uma vitória ao lado de Lourenço Santos Lima, a única das duplas portuguesas em prova, este domingo, no Campeonato do Mundo Individual de veteranos, nos escalões +50 e +55 anos.

Com ambição de se juntar a Rita Freitas na lista dos portugueses campeões mundiais, a número dois mundial e o parceiro – medalhado em campeonatos anteriores – fizeram valer a condição de terceiros cabeças de série frente aos sul-africanos Ohmar Fernandes e Iain Purcase, com 6-0 e 6-4. Desta forma, Sofia e Lourenço marcaram encontro com o duo Carolina Torres, dos Estados Unidos, e Vladimir Makatsaria, da Rússia, e juntaram-se nos oitavos de final dos pares mistos M50 a Dominika Gorecka e Luís Sousa Pinto, oitavo pré-designados e vencedores na véspera.

Nos pares mistos +55, as vitórias não estiveram do lado dos representantes nacionais. Luísa Gouveia e Paulo Travassos foram travados nos oitavos de final pelo duo sétimo cabeça de série, formado pela brasileira Monica Yanagi e pelo australiano David Rogers (6-7 e 3-6). Já a terminar a jornada, no central, Vasco Graça e Ana Rita Ascenso também não chegaram aos quartos de final, pois cederam 4-6, 6-3 e 8-10. Ressentindo-se da lesão na coxa que o levou a desistir nos singulares no início da jornada, Nuno Delfino, que formava dupla segunda cabeça de série com a australiana Isabelle Gemmel, retirou-se.

Nos pares masculinos M50, a dupla José Rodrigues/Gonçalo Santos Andrade não se juntou-se aos demais duos inscritos com portugueses, perdendo na ronda inaugural com 3-6 e 0-6, frente a Paul De Graaf/Jeroen Meijer. Pedro Vitorino/Stijn Lambrecht, Henrique Assis/Raymond Van del Elsen e João Garcia/Carlos Neves completam o elenco de tenistas lusos que, esta segunda-feira, tentam chegar aos quartos de final.

Nas duplas femininas deste mesmo escalão, Susana Duarte não obteve, ao lado da alemã Tanja Luebben, o sucesso dos singulares, tal como Silke Buss ao lado da sueco Petra Sanberg. Assim, Dominika Gorecka, que tem parceria com a eslovena Barbara Mulek, é a única portuguesa em prova em M50.

Nos pares +55 masculinos, as duplas com portugueses ainda não entraram em competição, pois tiveram bye na ronda inaugural. Desta forma, Rui Claro/Carlos Santos, Vasco Graça/Paulo Travassos, Nuno Delfino/Miquel Lamolla e João Carlos Parreira/Tomy Farkas só esta segunda-feira competem pelos respetivos lugares nos oitavos de final. Com o afastamento de Vera Pyrrait/Paula Zoio e Deolinda Duarte/Paula Falcão na ronda 16, terminou a participação portuguesa nos pares femininos de +55.

Pode consultar todos os quadros e resultados do Mundial individual AQUI.

Fotos: FPT/Álvaro Isidoro e FPT/Beatriz Ruivo

Partilhar

Notícias

Quinteto luso masculino em M50 e trio vitorioso em M55

Pedro Vitorino (M50) e João Garcia e Paulo Travassos (M55) já tinham aberto as hostilidades

Susana Marques (+50) e Deolinda Duarte (+55) brilham no Mundial individual

Perder ou ganhar, é desporto. Esta frase cliché tantas vezes usadas para minimizar egos feridos

Cinco duplas mistas em prova no Mundial Individual (vídeo)

Pela hora de almoço, a voz do supervisor de court ia dando os nomes dos

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais