As irmãs Francisca e Matilde Jorge estiveram à altura da condição de principais favoritas ao título no W75 de Kursumlijska Banja, na Sérvia, e garantiram lugar nas meias-finais deste torneio do calendário feminino da ITF, no entanto, tiveram o bónus pois a desistência do par Sofya Lansere/Ekaterina Reyngold, que as portuguesas iam encontrar na semifinal, abriu-lhes as portas diretamente para a final, sem terem de jogar.
As vimaranenses, que já conquistaram seis de 23 títulos conjuntos esta temporada, esta tarde de quinta-feira, tinham superado o duo Alexandra Shubladze/Anastasia Zolotareva com 7-5 e 7-6 (7/2), ao fim de 1.45 horas.
Em singulares, Matilde Jorge (258.º mundial) foi travada nos oitavos de final, após batalha de 2.26 horas frente à italiana Aurora Zantedeschi (313.ª).
A vimaranense enfrentou o melhor serviço da transalpina que assinou quatro ases, enquanto a número dois nacional cometeu 12 duplas-faltas, não obstante ter ganho 31 pontos com o primeiro serviço, mais três do que a italiana. Matilde, que chegou a ter um setpoint, converteu três breakpoints, a italiana mais um e os parciais de 1-6, 6-1 e 6-3 deixaram a mais nova das irmãs Jorge apenas em prova nos pares, ao lado de Francisca.
Foto: FPT/Beatriz Ruivo