Jaime Faria (124.º) garantiu lugar nos quartos de final do ATP Challenger 125 de Sumter, nos Estados Unidos, ao beneficiar da desistência do adversário no terceiro set. Já Henrique Rocha, que entrou como alternate no quadro principal de singulares, ficou à porta, pois perdeu nos oitavos de final do torneio que serve de preparação para o US Open para os dois jovens portugueses que integram o Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis.
Kaylan Bigun (807.º), 19 anos, era o adversário que Faria tinha do outro lado da rede pela primeira vez. E não estava fácil para número dois português sobrepor a condição de nono favorito diante do wild card da organização que entrou a ganhar na partida. Todavia, ao fim de 1.35 horas, quando o marcador há era favorável ao lisboeta, de 21 anos, por 3-6, 6-0 e 4-1, Bigun deu a partida por finda retirando-se. Jaime Faria marcou, assim, encontro com o estónio Mark Lajal, alternate responsável pelo desaire do principal candidato ao título, o belga Zizou Bergs.
Para Henrique Rocha (171.º) o estatuto de alternate não teve o mesmo efeito diante do italiano Mattia Bellucci, 74.º do ranking. O português só conseguiu salvar um de seis breakpoints enfrentados e converteu quatro, mas com oito winners – o italiano registou 29 – e 28 erros não forçados, não obstante 42 assinados pelo adversário, que foi superior nos demais capítulos do jogo. Rocha não evitou os parciais de 6-7 (5/7) e 4-6 do adeus ao torneio norte-americano.