Quis o sorteio que, na primeira ronda, do ATP Challenger 75 de Sófia, Frederico Silva, 262.º mundial, e o compatriota Tiago Pereira (283.º da hierarquia) estivessem em lados opostos do court. E foi o caldense, o mais experiente de 30 anos, a levar a melhor sobre o algarvio, de 21, na ronda inaugural do torneio búlgaro.
Os parciais de 6-3 e 7-5 abriram as portas dos oitavos de final a Kiko na terra batida búlgara, não obstante ter enfrentado um ponto de break no arranque do encontro. Frederico Silva salvou três dos quatro breakpoints enfrentados e capitalizou outros tantos – Tiago evitou dois de cinco e converteu um.
Apesar de mais jovens, Pereira assinou mais winners (15 face a 7), mas revelou-se mais perdulário nos erros não forçados (32 vs.26). Ainda assim, impediu que o compatriota fechasse o encontro na primeira oportunidade, quebrando-lhe o serviço. Frederico, no entanto, não baixou os braços e fez o contrabreak que o manteve na rota do sucesso.
O jogador que integra a equipa do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis aguarda pelo desfecho do duelo entre o norte-americano Dali Blanch (441.º) e o suíço Mika Brunold (289.º). Já Tiago Pereira mantém-se no torneio búlgaro, mas no quadro de pares, onde tem por parceiro neerlandês Mats Hermans.
Foto: Beatriz Ruivo/FPT