Foi em Leiria, há um ano, que Matilde Jorge se estreou como campeã internacional de singulares no W35 da cidade do Lis, este ano promovido a W50. Nesta edição, que tem início, este domingo, a vimaranense vai defender o título conquistado em 2024 frente à finlandesa Anastasia Kulikova. Esta temporada, sagrou-se campeã no W50 de Montemor-o-Novo. A gozar do melhor ranking da carreira (213.ª), a tenista que integra o Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis terá a companhia da irmã mais velha, Francisca Jorge (219.ª) entre as jogadoras com entrada direta.
Na lista de inscritas constam ainda os nomes das portuguesas Angelina Voloshchuk (646.ª), que este ano deu um salto na hierarquia ao chegar aos quartos de final do WTA 125 do Porto Open, Inês Murta (860.ª), Teresa Franco Dias (1322.ª), Ana Filipa Santos (1448.ª) e Sara Lança (1163.ª) que assinala, esta semana, o regresso aos courts, após uma paragem forçada devido a uma intervenção cirúrgica ao joelho.

A encabeçar o rol das tenistas presentes em Leiria está a checa Linda Fruhvirtova, atual 151.ª do ranking, mas que foi 49.ª WTA, e que, este ano, conta com duas finais em provas WTA 125, em Puerto Vallarta, no México, e Birmingham, na Grã-Bretanha. Para além de Fruhvirtova, vai ser possível ver em ação a espanhola Kaitlin Quevedo, 179.ª na hierarquia mundial, a belga Sofia Costoulas (183.ª), a russa Alina Korneeva (197.ª e campeã em título do Caldas da Rainha Ladies Open) ou Viktoria Hruncakova (215.ª e ex-43.ª do ranking mundial), que regressa depois da presença na edição do ano passado. A eslovaca tem 17 títulos, sendo que os três últimos foram conquistados em Solarino, Itália (W35), Murska Sobota, Eslovénia (W50) e Don Benito, Espanha (W35).