Dia positivo para as aspirações portuguesas na fase de qualificação do Cartuxa Évora Ladies Open. No arranque oficial deste torneio ITF W50, que vai decorrer no Clube de Ténis de Évora, até dia 14 de setembro, Ana Filipa Santos, Sara Lança e Teresa Franco Dias, que venceram os respetivos encontros, juntaram-se a Inês Murta que, isenta da primeira ronda, também está a uma vitória do quadro principal.
A alentejana Ana Filipa Santos foi a primeira a entrar em ação e aplicou claros 6-0 e 6-3 a Miroslava Medvedeva e vai agora encontrar a norueguesa Astrid Brune Olsen. Sara Lança superou a ucraniana Polina Isakova, com duplo 6-4, naquela que é a sua primeira vitória após paragem forçada de oito meses devido a uma intervenção cirúrgica ao joelho. Agora, apenas a letã Elza Tomase pode impedir esse seu desejo, ela que superou sem dificuldades a portuguesa Lena Couto, por 6-0 e 6-1.
Teresa Franco Dias ganhou à norte-americana Madison Rose, por 7-5 e 7-6 (7/5). A sérvia Elena Milovanovic, primeira cabeça-de-série desta fase prévia, será o derradeiro obstáculo.
Pelo caminho ficou Leticia Oliveira Pinto, jovem natural de Évora e que fez o terceiro duelo profissional. Com 16 anos, cedeu 1-6 e 2-6 à britânica Summer Yardley, os mesmos parciais que eliminaram Catarina Moreira.
Matilde Jorge, terceira favorita, Francisca Jorge (4.ª), Angelina Voloshchuk, a wild card Madalena Matias são as portuguesas com entrada direta no quadro principal.