É em Oberpullendorf, na Áustria, que Gonçalo Castro, campeão nacional de sub-18, Salvador Monteiro, finalista, bem como Angelina Voloshchuk, 532.ª do ranking WTA, e Analu Freitas iniciam, esta segunda-feira, o Campeonato da Europa do escalão. Integrada no calendário do circuito mundial júnior da federação internacional como evento J300, a competição conta com 132 jogadores em representação de 35 países europeus.
Com bye na ronda inaugural, Gonçalo Castro é o primeiro a entrar em campo, para medir forças com eslovaco Marko Bekeni, 404.º do ranking mundial júnior. Na jornada inaugural, Analu Freitas (2177.ª) terá por adversária a francesa Ophelie Boullay, 166.ª da hierarquia do escalão.
Angelina Voloshchuk, que viajou mais tarde por estar a disputar as meias-finais do W50 de Évora, vai defrontar a checa Amy Sucha (133.ª do ranking júnior), segundo ditou o sorteio que, no quadro de singulares masculinos, colocou Salvador Monteiro diante do esloveno Luca Lopatic, nono cabeça de série e 67.º classificado entre os juniores.
No Campeonato que conta na lista de campeões com antigos números um mundiais, como Carlos Moyá, Martina Hingis, Stefanos Tsitsipas ou Barbora Krejcíkova, os quatro portugueses também vão jogar pares. Isenta da ronda inaugural, a dupla Gonçalo Castro/Salvador Monteiro tem encontro marcado com os alemães quartos favoritos, Oliver Majdandzic e Niels McDonald. Já Angelina Voloshchuk e Analu Freitas vão medir forças com um par da casa formado por Ema Picorusevic e Leonie Rabl.
Foto: Tennis Europe