Francisco Rocha, Daniel Batista e João Graça (na foto) entraram com o pé direito no quadro principal de singulares da 10.ª edição do Setúbal Open, que esta quarta-feira ficou sem os primeiros cabeças de série da variante de pares, Pedro Araújo e Diogo Marques. Este ITF M25 distribui 30 mil dólares e realiza-se no Clube de Ténis de Setúbal até domingo.
A jornada desta quarta-feira começou com sete representantes lusos em prova na competição individual e terminou com três apurados para a segunda ronda. Dois deles ao levarem a melhor sobre compatriotas.
O primeiro a seguir em frente foi Francisco Rocha (774.º classificado no ranking ATP, dois meses após ter sido 675.º), que levou a melhor no encontro entre companheiros de treino na Escola de Ténis da Maia com Guilherme Valdoleiros (2194.º), vindo da fase de qualificação, graças aos parciais de 6-2 e 6-0.
O portuense, de 25 anos, tornou-se no primeiro jogador da casa a seguir em frente e agendou encontro com o norte-americano Dali Blanch (438.º), que tal como ele é o mais velho de dois irmãos que escolheram a mesma carreira.
Pouco depois, João Graça (1497.º) seguiu o mesmo caminho ao triunfar por 6-3 e 6-4 sobre o setubalense Diogo Marques (1032.º), companheiro da academia de Frederico Marques.
O algarvio, de 24 anos, somou a sexta vitória do ano e da carreira em quadros principais e para chegar aos primeiros quartos de final terá de surpreender o mexicano Alex Hernandez (460.º), quinto cabeça de série.
A derradeira vitória lusa no quadro de singulares foi assinada por Daniel Batista (1494.º e ex-915.º) em três sets, por 6-4, 3-6 e 6-3, sobre o qualifier espanhol Pablo Aunion (1165.º). O próximo oponente será Henry Searle (384.º), britânico que defende o estatuto de segundo pré-designado.
Menos felizes foram Tiago Torres (881.º) e Tomás Luís (883.º), dois jovens jogadores em boa forma, mas que esta quarta-feira cederam, respetivamente, por 4-6 e 1-6 diante o grego Ioannis Xilas (682.º) e por 1-6, 6-3 e 2-6 contra o espanhol Alberto Barroso Campos (613.º).
Nos pares, Pedro Araújo e Diogo Marques procuravam justificar o estatuto de primeiros cabeças de série para se juntarem a cinco compatriotas nos quartos de final, mas foram surpreendidos pelos britânicos Lui Maxted e Connor Thompson, com 6-7 (5/7) e 4-6 — na reta final da jornada.