Algo nervosa, pois a superstição de tirar as fichas nos sorteios é comum no meio tenístico, mas sem perder o sorriso que traz sempre no rosto, Teresa Franco Dias marcou presença na cerimónia em que as portuguesas, a lisboeta incluída, ficaram a conhecer as adversárias do Lisboa Belém Open, ITF W100 organizado pela Federação Portuguesa de Ténis no centenário CIF em simultâneo com um ATP Challenger Tour 100.
Coadjuvada pelo diretor do torneio Manuel de Sousa e supervisionada por Carlos Ramos, Teca, como é conhecida pelos pares, contribuiu para que quatro das cinco tenistas da casa defrontem qualifiers na estreia no torneio do Restelo.
A começar por Matilde Jorge (240.ª) que vai defrontar Alizé Lim, francesa de 35 anos que esteve afastada dos courts cerca de quatro anos, tendo sido pelo meio comentadora televisiva na Eurosport. Agora 781.ª classificada no ranking em que já figurou na 135.ª, a francesa perfila-se, esta terça-feira, como teste para a vimaranense que vem do desaire na ronda inaugural do WTA125 das Caldas da Rainha.
Teresa Franco Dias (1324.ª) e Sara Lança (1134.ª), duas atletas do CIF, vão competir, respetivamente, diante da francesa Alice Robbe (645.ª) e da russa Amina Anshba (761.ª). A número três lusa, Angelina Voloshchuk (537.ª) e Ana Filipa Santos (1367.ª) têm estreia marcada para quarta-feira e ambas contra opositoras alemãs. A primeira tem duelo agendado com Gina Dittmann (585.ª), responsável pela eliminação de Carla Tomai na ronda de acesso ao quadro principal, e Pipa Santos vai medir forças com Carolin Raschdorf (957.ª).
Portugal também terá uma mão cheia de portuguesas nos pares, com a certeza, de antemão, que haverá pelo menos uma portuguesa nos quartos. Teresa Franco Dias e a italiana Valentina Losciale têm encontro agendado com a dupla Ana Filipa Santos/Angelina Voloshchuk. Sara Lança, ao lado da ucraniana Mariia Nozdrachova, marcou duelo com as italianas principais candidatas ao título, Angelica Moratelli e Camilla Rosatello. Matilde Jorge, em parceria com a suíça Naima Karamoko, é terceira favorita e vai jogar com as alemãs Laura Boehner/Gina Marie Dittmann.
Foto: Álvaro Isidoro/FPT