De mãos no rosto a cobrir o semblante feliz, uma vez cumprido o match point, Simona Waltert (116.ª do ranking mundial) celebrou a vitória na final do Lisboa Belém Open e a primeira conquista num ITF W100 da carreira, desta feita no torneio organizado no CIF pela Federação Portuguesa de Ténis em simultâneo com um ATP Challenger 100.



Uma semana após ter perdido a final do WTA 125 em Ljubljana, na Eslovénia, a suíça não perdeu a oportunidade de arrecadar o troféu, o oitavo da carreira, na final diante da letã Darja Semenistaja, selada com os parciais de 6-2 e 6-1.
Com o top-100 em vista, Waltert converteu cinco das 11 oportunidades de quebrar o serviço à adversária em busca do mesmo desiderato, mas que apenas conseguiu fazer o break uma vez.



Semifinalista no Oeiras Ladies Open e no CETO em 2021, Simona Waltert tem apreço particular por Portugal e não escondeu a felicidade de juntar a bandeira da Suíça também nas campeãs de singulares do CIF, depois de, na véspera, a compatriota Naima Karamoko ter conquistado o título de pares ao lado da portuguesa Matilde Jorge.