Sara Lança não resistiu à jogadora com melhor currículo do torneio e foi eliminada na primeira ronda do The Campus Carby Volkswagen Ladies Open, o ITF W75 a decorrer na Quinta do Lago até domingo. Frente a Mona Barthel, ex-23.ª do ranking mundial, a portuguesa, que é 1465.ª classificada WTA, cedeu 3-6 e 0-6 à alemã de 35 anos, atualmente 203.ª da hierarquia. A germânica aguarda agora pelo desfecho do embate entre a um nacional, Matilde Jorge (245.ª), e a neerlandesa Lian Tran (342.ª).
Nos pares, Ana Filipa Santos, ao lado da letã Elza Tomase, e Inês Murta, com a indiana Vasanti Shind por parceira, juntaram-se a Francisca Jorge e Matilde Jorge nos quartos de final.
Murta foi a primeira a seguir em frente, ao anular um match point para derrotar as norte-americanas Baylen Brown e Jamilah Snells por 4-6, 6-3 e 13-11. O embate dos quartos de final será discutido com a lituana Iveta Dapkute e a romena Briana Szabo.
Pouco depois, Pipa celebrou, com 7-5 e 7-6 (7/4), diante das segundas cabeças de série, Michaela Bayerlova e Lian Tran. O acesso às meias-finais será discutido com as neerlandesas Britt du Pree e Sarah van Emst.
Matilde Jorge, a qualifier Angelina Voloshchuk (499.ª), Carla Tomai (1380.ª), Milla Sequeira entram em ação, esta quara-feira, dia em que Francisca Jorge (255.ª) assinala o regresso ao circuito depois de um mês a recuperar uma entorse no pé direito e Inês Murta (831.ª) é sexta portuguesa a competir nos hardcourts algarvios.
Foto: Beatriz Ruivo/FPT