Skip to content
Outubro 15, 2025

Irmãs Francisca e Matilde Jorge resistem no W75 da Quinta do Lago

Matilde Jorge e Francisca Jorge resistiram no quadro principal de singulares do The Campus Carby Volkswagen Ladies Open, um ITF W75 a decorrer na Quinta do Lago, no qual as irmãs vimaranenses são as únicas portuguesas nos oitavos de final

Assinalando o regresso aos courts após um mês a recuperar de lesão, a número dois nacional, Francisca, 255.ª classificada do WTA, venceu a francesa Tan Harmony (248.ª e antiga top-100) com os parciais de 6-2, 3-6 e 7-5, ao fim de 2.25 horas. No primeiro encontro desde que sofreu entorse no pé direito, em Évora, a vimaranense de 25 anos recuperou de 2-5 no terceiro set.

“Vir de lesão não é fácil, esta deixou-me um bocadinho cabisbaixa porque obrigou-me a falhar torneios importantes em Portugal. Tive pena, porque o WTA 125 das Caldas da Rainha e o CIF [Lisboa Belém Open] são dois bons torneios, mas procurei agarrar-me ao lado positivo. Senti-me bem nos treinos desde o início e isso cria sempre alguma expetativa”, declarou Francisca Jorge que marcou encontro com a norte-americana Clervie Ngounoue que, aos 19 anos, é 178.ª do ranking e quarta favorita.

Matilde Jorge (250.ª) assinou vitória em 72 minutos, os suficientes para superar a neerlandesa Lian Tran (342.ª), com os parciais de 6-1 e 6-3. “Entrei bastante focada e com muita intensidade. Estes campos são rápidos, então as primeiras pancadas são muito importantes e tentei focar-me no início das jogadas. Estava a servir bem, mantive-me bastante alerta no início dos pontos e tudo junto fez bastante a diferença”, comentou a número um nacional que, esta quinta-feira, vai medir forças com a alemã Mona Barthel, ex-23.ª da hierarquia e responsável pelo afastamento de Sara Lança no dia anterior.

Embora com boa réplica, Inês Murta juntou à compatriota na lista das portuguesas afastadas, ao ceder 6-7 (2/7) e 3-6 à grega Despina Papamichail (210.ª). Vinda do qualifying, Angelina Voloshchuk foi travada pela turca Ayla Aksu (4-6 e 1-6), Carla Tomai despediu-se com 1-6 e 0-6 frente a Kathinka von Deichmann e Milla Sequeira foi travada com duplo 0-6 diante de Silvia Ambrosio.

Nos pares, todavia, Sara Lança e Teresa Franco Dias ganharam o duelo fratricida com Carla Tomai e Madalena Matias (6-3, 4-6 e 10-3), juntando-se nos quartos de final a Francisca Jorge e Matilde Jorge, principais candidatas ao título e, por isso, isentas na ronda inaugural, a Ana Filipa Santos/Elza Tomase, esta última da Letónia, e a Inês Murta/Vasanti Shinde, da Índia.

Foto: Beatriz Ruivo/FPT

Partilhar

Notícias

Tiago Pereira certeiro na estreia no M25 de Monastir

Foi em Monastir que Tiago Pereira conquistou, em 2024, dois dos três títulos internacionais que

Henrique Rocha surpreendido nos singulares em Shenzhen

Henrique Rocha (161.º mundial) foi surpreendido no ATP Challenger 75 de Shenzhen, no qual era

W75 da Quinta do Lago sem Sara Lança

Sara Lança não resistiu à jogadora com melhor currículo do torneio e foi eliminada na

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais