Matilde Jorge e Francisca Jorge resistiram no quadro principal de singulares do The Campus Carby Volkswagen Ladies Open, um ITF W75 a decorrer na Quinta do Lago, no qual as irmãs vimaranenses são as únicas portuguesas nos oitavos de final
Assinalando o regresso aos courts após um mês a recuperar de lesão, a número dois nacional, Francisca, 255.ª classificada do WTA, venceu a francesa Tan Harmony (248.ª e antiga top-100) com os parciais de 6-2, 3-6 e 7-5, ao fim de 2.25 horas. No primeiro encontro desde que sofreu entorse no pé direito, em Évora, a vimaranense de 25 anos recuperou de 2-5 no terceiro set.
“Vir de lesão não é fácil, esta deixou-me um bocadinho cabisbaixa porque obrigou-me a falhar torneios importantes em Portugal. Tive pena, porque o WTA 125 das Caldas da Rainha e o CIF [Lisboa Belém Open] são dois bons torneios, mas procurei agarrar-me ao lado positivo. Senti-me bem nos treinos desde o início e isso cria sempre alguma expetativa”, declarou Francisca Jorge que marcou encontro com a norte-americana Clervie Ngounoue que, aos 19 anos, é 178.ª do ranking e quarta favorita.
Matilde Jorge (250.ª) assinou vitória em 72 minutos, os suficientes para superar a neerlandesa Lian Tran (342.ª), com os parciais de 6-1 e 6-3. “Entrei bastante focada e com muita intensidade. Estes campos são rápidos, então as primeiras pancadas são muito importantes e tentei focar-me no início das jogadas. Estava a servir bem, mantive-me bastante alerta no início dos pontos e tudo junto fez bastante a diferença”, comentou a número um nacional que, esta quinta-feira, vai medir forças com a alemã Mona Barthel, ex-23.ª da hierarquia e responsável pelo afastamento de Sara Lança no dia anterior.
Embora com boa réplica, Inês Murta juntou à compatriota na lista das portuguesas afastadas, ao ceder 6-7 (2/7) e 3-6 à grega Despina Papamichail (210.ª). Vinda do qualifying, Angelina Voloshchuk foi travada pela turca Ayla Aksu (4-6 e 1-6), Carla Tomai despediu-se com 1-6 e 0-6 frente a Kathinka von Deichmann e Milla Sequeira foi travada com duplo 0-6 diante de Silvia Ambrosio.
Nos pares, todavia, Sara Lança e Teresa Franco Dias ganharam o duelo fratricida com Carla Tomai e Madalena Matias (6-3, 4-6 e 10-3), juntando-se nos quartos de final a Francisca Jorge e Matilde Jorge, principais candidatas ao título e, por isso, isentas na ronda inaugural, a Ana Filipa Santos/Elza Tomase, esta última da Letónia, e a Inês Murta/Vasanti Shinde, da Índia.
Foto: Beatriz Ruivo/FPT