Francisca Jorge voltou a ser a número um nacional, depois de subir 19 lugares na atualização do ranking WTA feita esta segunda-feira. A vimaranense, que atingiu as meias-finais no W75 da Quinta do Lago, esta semana, ocupa o 236.º lugar da hierarquia, três posições à frente a irmã Matilde Jorge, quartofinalista no torneio algarvio, que ascendeu 11 degraus. Angelina Voloshchuk, terceira tenista nacional mais bem cotada, escalou os mesmos lugares, mas até ao 488.º posto. Inês Murta, que integra a lista das convocadas da Seleção Nacional para a Billie Jean King Cup, é 824.ª classificada.
Campeãs de pares pela sétima vez em 2025, as irmãs Jorge também viram refletida a 24.ª conquista conjunta no ranking mundial da variante. Matilde regressou ao top-100 de pares e ocupa a 98.ª posição e Francisca é 101.ª.
No ranking masculino de pares, Francisco Cabral é o mais bem cotado dos portugueses na generalidade, figurando na 27.ª posição, sendo que Nuno Borges, número um nacional de singulares (47.º), também figura no top-100 da variante (89.º).
Em singulares, Jaime Faria (127.º) e Henrique Rocha (161.º) conservaram os lugares-tenentes de Borges no ranking ATP, seguidos de Frederico Ferreira Silva (245.º). Finalista em Pontevedra, Espanha, Tiago Torres subiu 46 lugares para granjear a melhor classificação pessoal (783.º).
Foto: FPT