Jogar e ganhar encontros maratona já se tornou um clássico no currículo de Frederico Ferreira Silva e, esta terça-feira, no ATP Challenger 75 de Suzhou, o tenista português, 245.º mundial, passou 3.03 horas na estreia do torneio chinês, mas acedeu à segunda ronda, após superar o russo Maxim Zhukov (488.º).
Até selar vitória com os parciais de 6-7 (5/7) e duplo 6-3 sobre o adversário uma década mais novo, o caldense, de 30 anos, foi mais assertivo com o serviço, ganhando 63% deles, face aos 54% do russo. O jogador que integra a equipa do Cento de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis enfrentou 22 breakpoints e salvou 16, tendo quebrado o serviço do adversário seis vezes.
Frederico Silva aguarda pelo desfecho do embate entre o russo Ilia Simakin e o japonês Sho Shimabukuro para conhecer o adversário com quem vai discutir um lugar nos quartos de final. Uma ronda na qual também procura entrar nos pares, onde tem por parceiro o compatriota Henrique Rocha, já afastado dos singulares.
Foto: Eduardo Oliveira/FPT