A jogar pela quarta vez juntos, terceira consecutiva, o alemão Andreas Mies e o espanhol David Veja Hernandez contaram que optaram por jogar os pares do Oeiras Open 5 por serem cabeças de série jogar, evitando assim os desaires precoces no Estoril e em Praga, nas semanas anteriores, frente a duplas favoritas. E a estratégia resultou, pois o duo germano-espanhol deixou o Jamor como campeão do ATP Challenger 100 promovido pela Federação Portuguesa de Ténis na casa do ténis nacional.
Na final, os quartos pré-designados suplantaram o par formado pelo brasileiro Marcelo Demoliner e o austríaco David Pichler com duplo 6-4, em 1.38 horas. Os campeões estiveram melhor no capítulo do serviço, com 60% de eficácia e na resposta (com 27 pontos ganhos em 61 possíveis), todavia enquanto salvaram cinco de oito breakpoints enfrentados, converteram cinco de nove, chamando a si a vitória.





Fotos: Beatriz Ruivo/FPT
Antigo número oito mundial da variante, agora 92.º, Mies conta no vasto currículo com 36 títulos, destacando-se dois em Roland Garros, em 2019 e 2020. No Jamor, averbou o 21.º da divisão challenger. Já Vega Hernandez, de 30 anos, foi 28.º da hierarquia na qual figuram em 134.º e conquistou, este sábado, o 44.º trofeu da carreira, cinco do circuito ATP.
Vídeo: Rui Correia/FPT