Skip to content
Maio 11, 2025

Francisco Rocha e a primeira vitória no Jamor

Com grito efusivo e punho em riste junto à rede e sorriso rasgado, Francisco Rocha celebrou a vitória na ronda inaugural do Oeiras Open 5, ATP Challenger 100 promovido pela Federação Portuguesa de Ténis no central do Jamor. Palco mítico dos jogadores nacionais, no qual o maiato, de 25 anos, celebrou, pela primeira vez, um triunfo, em sete partidas disputadas no complexo.

“É a primeira vitória em singulares no Jamor. Nunca tinha pensado nisso, mas é verdade e dá para entender o quão fresquinho ainda sou nestas andanças, não é? Porque tenho 25 anos, mas, honestamente, sinto que estou a começar a minha carreira. Porque não estou rodado ainda nestas andanças”, reconheceu Rocha, 696.º classificado no ranking mundial, a apostar na carreira profissional após ter concluído os estudos universitários nos Estados Unidos. “Sinto-me orgulhoso do meu trabalho e acho que estou a saltar muitas etapas. Agora vamos à própria próxima”, vincou Francisco Rocha, após as 2.30 horas de batalha intensa com o egípcio Fares Zakaria (611.º).

O mais velho dos irmãos Rocha – Henrique, de 21 anos, é um dos cinco lusos com entrada direta no quadro principal e estava a acompanhá-lo no banco da equipa técnica – operou uma reviravolta no segundo set, quando quebrou o serviço do africano, 11.º pré-designado ao 3-1, não mais perdendo o comando da partida. Embora os nervos tenham vindo à tona no terceiro parcial, ao permitir o contrabreak de Zakaria, quando dominava por 5-2, Francisco Rocha fechou a partida ao terceiro match point com 3-6, 6-2 e 6-4.

Para se juntar ao irmão mais novo, que tem duelo marcado com o amigo Jaime Faria, campeão em título, Gastão Elias, Tiago Pereira e Pedro Araújo, o maiato terá de manter a toada vitoriosa, esta segunda-feira, sobre o neerlandês Ryan Nijboer (408.º). “Já o vi jogar nos futures em Espanha. Sei que treina em Espanha, tem um bocadinho de base espanhola, é sólido do fundo do campo, mas se jogar com intenção, estarei sempre mais próximo de ganhar”, vaticinou.

Foto: Beatriz Ruivo/FPT

Partilhar

Notícias

Quarteto na segunda ronda do ITF M25 da Figueira da Foz

Já há quatro portugueses na segunda ronda do ITF M25 da Figueira da Foz, torneio

Nacional de sub-12 com quadros definidos

Madalena Pedroso, Francisca Krupenski, Anita Rodrigues, Benedita Pires, Victória Toma, Madalena Moreira, Caetana Monteiro, Maria

Catorze portugueses no quadro do M25 da Figueira da Foz

Diogo Morais (na foto), Tomás Pinho, Hugo Maia e o Masters Absoluto FPT, Guilherme Valdoleiros,

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais