Skip to content
Setembro 22, 2025

Francisco Rocha eleva para seis os portugueses no quadro no Lisboa Belém Open (vídeo)

Francisco Rocha (774.º mundial) elevou para seis o número de portugueses no quadro principal do Lisboa Belém Open, ATP Challenger 100 combinado com um ITF W100 promovido pela Federação Portuguesa de Ténis no emblemático CIF, no Restelo.

Na ronda decisiva do qualifying, o portuense venceu a maratona de 3.19 horas com o com o indiano Sumit Nagal, 290.º que já figurou em 68.º há pouco mais de um ano, com os parciais de 4-6, 7-6 (7/4) e 6-4. Esta é a primeira vez que o mais velho dos irmãos Rocha entra na prova maior, passando a qualificação.

Embora o adversário tenha tido melhor percentagem (65%) de primeiro serviço, foi Francisco Rocha quem mais pontos capitalizou (71%) e salvou seis de oito pontos de break enfrentados, convertendo dois dos quatro que criou.

E, ao contrário da véspera, em que as celebrações foram mais serenas, desta vez, Francisco largou a fita da cabeça, deixou a raqueta na terra batida antes de soltar os pulmões num festejo efusivo para quem o apoiava as bancadas. Conquistada a primeira vitória sobre um antigo top-100, Rocha junta-se na prova maior ao irmão mais novo, Henrique Rocha, Jaime Faria, Frederico Silva, Tiago Pereira e Pedro Araújo. Pela frente terá Ignacio Buse (112.º), peruano de má memória para a Seleção Nacional que perdeu com a do Peru na última eliminatória da Taça Davis.

Fotos: Beatriz Ruivo/FPT

Partilhar

Notícias

Jaime Faria vitorioso ao pôr do sol no CIF

Já os resquícios de sol pairavam no céu, quando Jaime Faria (118.º) celebrou timidamente a

Matilde Jorge afastada nos singulares do CIF (vídeo)

Matilde Jorge, 240.ª do ranking WTA, foi surpreendida pela qualifier francesa Alizé Lim (781.ª) que,

Frederico Silva assegura trio luso nos oitavos do Lisboa Belém Open (vídeo)

Numa das suas habituais maratonas, Frederico Ferreira Silva (241.º) exibiu a resiliência que o caracteriza

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais