Skip to content
Agosto 28, 2025

Frederico Silva ganha duelo de canhotos com Tiago Torres na CT Porto Cup (vídeo)

Frederico Silva, de 30 anos, usou da experiência para superar Tiago Torres (1028.º do ranking), de 23 e a viver os primeiros tempos de profissionalismo, após concluir os estudos universitários nos Estados Unidos, para chegar aos quartos de final da CT Porto Cup, ATP Challenger 75 promovido pela Federação Portuguesa de Ténis.

Na terra batida portuense, o tenista das Caldas da Rainha (255.º da hierarquia ATP) superiorizou-se com duplo 6-3 e é o único português em prova no quadro de singulares no Clube de Ténis do Porto, depois de ter evitado as habituais maratonas e ganhando ao lisboeta em 1.27 horas.

Frederico Silva, que integra a equipa de treino do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, foi mais eficaz a rentabilizar o primeiro serviço, ganhando 27 de 39 pontos possíveis, enquanto Torres capitalizou 17 de 33. Na resposta o caldense salvou dois de três breakpoints, quando o mais novo sofreu quatro quebras de serviço.

10 44
Frederico Silva (Fotos: Eduardo Oliveira/FPT)

“Ele foi mais sólido que do eu, conseguiu gerir bem os momentos de aperto que teve, foi muito melhor nesses momentos mais complicados, soube lidar melhor com a situação. Lutei boa parte do tempo contra mim mesmo. Não estava a conseguir entender a tática do jogo, estava enervado por não conseguir encontrar soluções, não me sentia bem do fundo do campo. A cabeça não acompanhou o que era necessário para ganhar a um jogador tão consistente como ele“, admitiu um cabisbaixo Tiago Torres, após o desaire, numa semana encetada no qualifying. “Ele foi superior e há que aceitar e trabalhar mais”, resumiu, refutando que o facto de ter crescido a admirar o adversário possa ter influenciado na performance. “Dentro do campo é-me indiferente com quem vou jogar, sinto sempre que posso ganhar a qualquer um. Não respeito o adversário nesse aspeto. Mas para ganhar a jogadores deste nível tenho de estar na minha melhor versão”, assumiu.

Em busca do primeiro título de nível Challenger da carreira, Frederico Silva prefere não pensar nisso e, para já, quer chegar às meias-finais, as 11.ªs. Para tal, terá de levar a melhor sobre o espanhol David Jorda Sanchis (443.º), um ano mais velho do que o português.

Partilhar

Notícias

Duelo de irmãos em meias de pares com portugueses

Na primeira vez que, efetivamente, entraram em campo juntos nesta edição da CT Porto Cup,

Francisco Rocha perde nos oitavos da CT Porto Cup (vídeo)

Nem os ‘Vamos’ de Henrique Rocha, incansável no apoio ao irmão mais velho, ou os

Campeãs dos sub-12 nas meias em TE da Andaluzia

Campeã nacional de singulares nos sub-12, Mariana Marques, juntou-se a Francisca Correia (na foto), detentora

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais