Guy Den Ouden conhece Portugal das férias com os pais, de Norte a Sul, agora também leva do nosso país a memória do segundo ATP Challenger da carreira e primeiro título de 2025, em sete finais disputadas. Assim, o neerlandês, 161.º mundial, tornou-se no campeão da CT Porto Cup, promovida pelo segundo ano consecutivo com a chancela da Federação Portuguesa de Tenis no Clube de Ténis do Porto.




O neerlandês, de 23 anos, tinha do outro lado da rede o prodígio belga de 19, Gilles Arnaud Bailly que é 341.º do ranking ATP, mas liderou a hierarquia mundial júnior quando discutiu títulos do Grand Slam do escalão há dois anos. Mas ao fim de 1.54 horas e dos parciais de 6-4 e 6-2, foi Den Ouden a celebrar de joelhos na terra batida portuense.




Todavia, foi Bailly, a jogar a primeira final challenger da carreira, a colocar-se na frente logo no jogo inaugural, quebrando o serviço ao neerlandês que lhe ganhara no duelo anterior, nos quartos de final do M25 Koksijde, precisamente pelos mesmos parciais. Recuperou no sexto jogo (3-3) e, entre vóleis e amorties junto à rede, chegou à vitória no set inaugural. O belga foi superior nos pontos ganhos com a primeira pancada (23 de 34 pontos), mas Den Ouden converteu cinco de oito pontos de break, tendo salvo três a caminho de mais um momento feliz em Portugal, agora dentro do court de ténis.