Henrique Rocha (161.º mundial) foi surpreendido no ATP Challenger 75 de Shenzhen, no qual era principal candidato ao título. O número três nacional, de 21 anos, cedeu 5-7 e 4-6 ao qualifier chinês Ye Cong Mo (769.º) na segunda ronda.
O portuense sofreu um break no quinto jogo, recuperou no oitavo (4-4) do set inaugural para dar início a mais breaks e contra-breaks diante do tenista da casa, cujo melhor ranking se situou no top-600. Todavia, uma das sete duplas-falta registadas por Rocha concederam a quebra de serviço de Mo e o primeiro set.
No seguinte, Henrique Rocha foi primeiro a fazer o break (3-1), mas a vantagem do português não foi materializada no jogo seguinte e o jogador da casa assinou uma quebra de serviço crucial no nono jogo, ditando o desfecho do encontro.
Frederico Ferreira Silva é, assim, o único português em prova no quadro de singulares deste challenger, sendo que, nos pares, os dois tenistas que integram o Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis garantiram lugar nos quartos de final, com 6-3 e 6-2, frente à dupla da casa constituída por Jie Cui e Rigele Te.
Foto: Beatriz Ruivo/FPT